PROJETOS E PARCERIAS

 

ESTE ANO LETIVO, a APEVT está envolvida em projetos que se desenvolvem numa vertente de intervenção educativa, isto é, que mobilizam  alunos, professores e escolas na procura de soluções para desafios artísticos e de intervenção social. O desenvolvimento destes projetos e concursos para além de envolverem milhares de alunos, proporcionam uma troca de experiências entre escolas do país e momentos formativos para alunos e professores, durante todo o ano letivo.

A parceria entre a APEVT, a TORRENCE Center Portugal  e  “Escolíadas”, desenvolve o projeto designado O projeto “Desafios de Ideias Criativas em Ação”,  tem como objetivo o desenvolvimento de processos criativos em contexto escolar que promovam o pensamento crítico e criativo, o conhecimento, a valorização pelas aprendizagens interdisciplinares e a troca de
experiências entre alunos, numa vasta diversidade de territórios educativos.
A partir de aprendizagens desencadeadas no âmbito de projetos de integração curricular em contexto STEAM – Ciência Tecnologia Engenharia Arte & Matemática, os alunos iniciam uma aventura criativa de procura de ideias e soluções originais. Os Desafios de Ideias Criativas em Ação vão proporcionar, através de trabalho colaborativo, uma experiência estimulante na criação de produtos que solicitem e desenvolvem Aprendizagens Essenciais e áreas de competência do Perfil dos Alunos. este projeto encontra-se na sua 2ª edição. tendo no final do ano letivo transato realizado  Encontro Nacional DICA , na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com a participação de 220 alunos e 30 professores.

 

A parceria entre a ADRA, a APEVT e a PAR desenvolve o  projeto designado “Expressões d’Arte & Desenvolvimento – Jovens Influencers Globais”, tendo em vista capacitar crianças e jovens para influenciar políticas públicas que contribuam para a construção de sociedades mais justas, solidárias, inclusivas, sustentáveis e pacíficas.
Expressões d’Arte & Desenvolvimento – Jovens Influencers Globais, mobiliza para 3 áreas distintas:
A1. No reforço da Educação Desenvolvimento e Cidadania Global no âmbito educativo – Formação professores on-line.
A2. Na procura de soluções criativas e inovadoras capazes de mobilizar a sociedade e valorizando competências no setor artístico – Concurso artístico alunos.
A3. No empoderamento de jovens que irão usar a sua voz transmitindo as suas preocupações e ser influenciadores de políticas. – Workshops ação reflexão para jovens influencers, com Exposição de trabalhos selecionados.
O concurso artístico sobre os desafios globais, insere-se no desenvolvimento da área 2 do projeto que visa a criação de postais ilustrados que, uma vez selecionados (30), serão base do trabalho a desenvolver na área 3 através de exposições itinerantes e workshops de produção das mensagens escritas nos postais ilustrados a enviar para os decisores políticos. Este projeto conta com a inscrição de cerca de 100 professores com duas a seis turmas e a sua cerimónia final será dia 18 de abril na Fundação Cidade de Lisboa.

 

A parceria entre a APEVT e a Faber Castell, designada “DESAFIOS d’ARTE”, tendo em vista desenvolver trabalhos de Artes Visuais, nas modalidades expressivas do Desenho e da Pintura, a partir da observação, interpretação e reflexão sobre as obras de arte de artistas nacionais e estrangeiros, tendo em conta os diferentes estilos e movimentos artísticos, assim como os meios materiais e seus efeitos expressivos. Com formato de Concurso deseja proporcionar uma experiência estimulante na criação de desenho e pinturas, que mobilizem as diferentes manifestações artísticas, técnicas e científicas e que desenvolvam as Aprendizagens Essenciais e áreas de competência do Perfil dos Alunos.
Um desafio “à maneira de …” é a opção por um estilo ou movimento artístico, desenvolvido por dois artistas (um nacional e um estrangeiro) e a utilização de matérias e técnicas por eles empregue. Este projeto conta com a inscrição de cerca de 470 professores, com duas a seis turmas e a sua cerimónia final será dia 22 de abril no Museu da Carris, em Lisboa.

 

A parceria entre a APEVT e as Rede Bibliotecas de Lisboa, designada “DO PONTO À OBRA D’ARTE”, tendo em vista desenvolver trabalhos de Artes Visuais, para as escolas do pré-escolar e 1º Ciclo, numa das quatro manifestações artísticas à escolha:Desenho, Pintura, Modelação ou Impressão

O trabalho desenvolve-se a partir da audição e interpretação de uma obra infantil:

– “O Ponto”, de Peter H. Reynolds[1] para o pré-escolar e o 1º e 2º anos;

– “O Museu”, de Peter H. Reynolds , Susan Verde [2] para o 3º e 4º anos.

Deseja-se proporcionar uma experiência estimulante na exploração de expressões plásticas, induzidas pelo tema decorrente da obra literária e que mobilizem as diferentes Aprendizagens Essenciais e áreas de competência do Perfil dos Alunos. este projeto conta com a inscrição de cerca de 90 professores e a cerimónia final no dia 23 de junho, na Biblioteca Municipal de Alcântara.

 

 

[1] https://www.bruaa.pt/loja/o-ponto/, https://www.youtube.com/watch?v=UCHJNgnviyo&ab_channel=estorias_ao_adormecer

[2] https://www.presenca.pt/products/o-museu , https://www.youtube.com/watch?v=s11SGujW6xM&ab_channel=umahist%C3%B3riapordia