EDUCAÇÃO ARTÍSTICA  E TECNOLÓGICA


 

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA  E TECNOLÓGICA NA ESCOLARIDADE

A Educação Artísticas é, aparentemente, a única área que poderá mostrar alguma abertura em relação às humanidades e ao TRABALHO CRIATIVO, porque mesmo filosofia e história estão cada vez mais subtraídas do currículo. Só uma Área curricular Artística e Tecnológica forte poderá promover o DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO VISUAL CONSTRUINDO A SENSIBILIDADE ESTÉTICA.

A perceção pura da criança sem INFLUÊNCIA DE IMAGENS não existe realmente, uma vez que o nosso conhecimento informal vem através de imagens. É urgente o reconhecimento da importância do estudo da imagem no ensino da arte em particular e na educação em geral. Aquilo que a criança aprende baseia-se, sobretudo, naquilo que ela teve oportunidade de experimentar, estas experiências contribuem para o desenvolvimento de quadros de referência. É necessário fomentar uma visão contextual e uma PERCEÇÃO ANALÍTICA das qualidade particulares das coisas, controlando as generalizações visuais ou estereótipos percetuais que interferem frequentemente com a nossa perceção estética, (Eisner).

Também a exploração SENSORIAL E AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS das possibilidades físicas do material e sua transformação: o que é resistente e o que é frágil; o que é redondo e o que é anguloso; o que é flexível e o que é rígido; o que é estático e é ou pode ser dinâmico. Ao percecionar a consistência, o peso, a forma, a cor, o movimento do OBJETO, a criança adquire um conhecimento global que motiva e enriquece a expressão pessoal, que se revela em tudo o que faz e experimenta. Ao MANIPULAR OBJETOS, a criança não só explora relações lógicas de causa e efeito, e de forma e função, como põe em prática as explorações plásticas que utilizam intencionalmente os elementos visuais em articulação com os instrumentos específicos do mundo técnico e da ação sobre ele.

 

O PAPEL EDUCATIVO DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA NO CURRICULO

O conceito de educação e o seu currículo têm opções ideológicas. Ao contrario da escola do “ler escrever e contar”  e da memorização de matérias, a escola deve proporcionar um desenvolvimento de competências que responda aos desafios colocados à sociedade, na formação de cidadãos aptos e autónomos capazes de pensar critica e criativamente.

A teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, afirma que há mais de uma maneira de ser inteligente. Esta conceção supera a ideia da primazia da inteligência lógico-matemática e linguística como únicos parâmetros válidos. Fala-se de inteligência musical, linguístico-verbal, visual-espacial, intrapessoal, lógico-matemática, corporal sinestésica, interpessoal e naturalista. Estas inteligências devem ser levadas em consideração na hora de planear, já que cada indivíduo tem diferentes graus de desenvolvimento em cada uma delas e, portanto, é fundamental potencializar todas. Se programamos atividades a partir de cada uma das inteligências, adicionamos múltiplas oportunidades de aprendizagem a todos os alunos.

O ESTIGMA DO ENSINO TÉCNICO E O AUMENTO DA ESCOLARIDADE trouxe consigo um decréscimo de horas curriculares nos vários ciclos do ensino básico na Área Artística e Tecnológica. Desta vez a “invasão” DIGITAL pronuncia retirar o LUGAR AO ANALÓGICO, à  MÃO e à OFICINA no currículo da escolaridade obrigatória. Temos de perceber as repercussões da integração digital na educação, existem inúmeros exemplo de danos ambientais de outras tecnologias introduzidas como potencial de desenvolvimento positivo e que acabaram por criar danos diretos e colaterais na vida das pessoas.

A Educação Artísticas e Tecnológica está bem no seu ajuste de contas com o passado e o presente, no trilho do desenvolvimento dos 4 CS (Criatividade, Comunicação, Colaboração,  Pensamento critico) sempre nos pressupostos da integração das áreas do saber curricular.

A APEVT sente-se apta para lançar novos desafios  e recolocar no currículo o conceito de  Artes e os Ofícios Tradicionais, como cerâmica, tecelagem e marcenaria integradas com a arquitetura, artesanato, escultura, pintura e desenho industrial, através do design.

A este propósito prometemos para breve uma reflexão sobre farol que foi e continua a ser a escola BAUHAUS para todos nós.