Estão abertas as inscrições para a ação de formação Diário Gráfico: Do Conceito à Construção e Exploração em Contexto Educativo, com a formadora Manuela Rolão, a decorrer no Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, Seixal.
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Ficha da Formação
Curso de Formação – 15 horas presenciais – 0,6 créditos
Destinatários: Professores dos Grupos 240, 530 e 600
Formadora: Manuela Rolão
Condições de funcionamento: mínimo de 15 formandos – máximo 20 formandos
Preços:
Sócios (com quotas em dia): 25€
Não sócios: 45€
Datas e horários:
abril (Sábado) – dia 29 – das 09.30/13.00hrs e das 14.00h/17.30hrs
maio (Sábado) – dia 06 – das 09.30/13.00hrs e das 14.00h/17.30hrs
Local:
Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro /Seixal
Conteúdos da Ação:
As disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, pela sua própria natureza, têm a necessidade de adequar as suas práticas de ensino/ aprendizagem diversificando experiências significativas para os alunos. A mono docência e a reduzida carga letiva semanal podem conduzir a um modelo mais conceptual de ensino/aprendizagem que é possível contrariar com a implementação do diário gráfico. Este é um recurso acessível, polivalente, passível de ser construído pelos alunos, inclusivamente com material reutilizável, e que permite a diversificação de experiências gráficas e a experimentação de materiais riscadores variados. Trata-se de um objeto cuja construção se enquadra nas disciplinas de Educação Tecnológica no domínio dos materiais e sua transformação e na Educação Visual no domínio da observação e da representação do envolvimento, mobilizando todos os sentidos para a perceção, a representação dos elementos físicos num espaço, assim como reconhecer o papel do desenho expressivo na representação de formas (2º e 3º ciclos). Observar o mundo visual permite a descoberta das mais variadas formas, da sua estrutura, dos elementos que as constituem. A geometria, a cor, a textura, a luz e a sombra presentes nos objetos naturais e nas realizações humanas, podem ser registadas em diário gráfico em momentos de visita de estudo, em casa ou praticada em sala de aula. A construção do diário gráfico desenvolve a autonomia e a responsabilidade do aluno. Para o professor, é um instrumento que pode ser explorado nas suas vertentes técnica, artística e criativa. Existem muitos modelos e materiais para a sua construção.
Objetivos:
– Definir e refletir sobre o conceito de diário gráfico e as suas potencialidades em contexto educativo.
– Dar a conhecer a versatilidade e potencialidade do diário gráfico
– Apreciar e dialogar “sobre as imagens” e os “modos de ver as imagens”, descrevendo e refletindo sobre o que olha e vê, interiorizando que a imagem é um produto fabricado e não um equivalente ao real
– Comunicar sobre aquilo que faz e o que observa (natureza, obras de arte, arquitetura, design, artefactos, etc.). tendo em conta as opiniões dos outros, sem deixar de afirmar modos pessoais de expressar o mundo interior;
– Manipular diversos meios de expressão, (desenho, pintura, colagens, técnica mista, acidentais assemblage, modelagem, land art, etc.), desenvolvendo a sua sensibilidade estética e expressividade;
– Incentivar os professores a utilizar o diário gráfico como recurso construído pelos alunos, desenvolvendo a sua autonomia e responsabilidade, permitindo o contacto com materiais diversos, ferramentas e técnicas para a sua transformação.
– Promover a utilização do diário gráfico, como suporte para a experiência da observação, representação, compreensão e interpretação do mundo visual;
– Explorar e construir diversos modelos de diário/caderno gráfico;
– Dar a conhecer e refletir sobre estratégias de implementação, organização e avaliação do diário gráfico.
Conteúdos:
1. O conceito de diário gráfico: definições; autores; o movimento Urban Sketcher. (2 h)
2. O desenho em diário gráfico: temas; técnicas; materiais; objetivos. (1,5 h)
3. Modelos de diário gráfico: tamanhos, formatos, papéis e materiais riscadores/ plásticos adequados ao desenho no exterior e à experimentação (1h).
4. Modelos de diário gráfico: elaboração de dois/ três modelos. Personalização. (4h).
5. Desenho de observação: motivação e estratégias; materiais e técnicas (2 h)
6. Desenho criativo/ livre: materiais e técnicas (2 h)
7. Avaliação do diário gráfico: o que avaliar, como e quando.
6. METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA ACÇÃO (Descriminar, na medida do possível, a tipologia das aulas a ministrar: Teóricas, Teórico/Práticas, Práticas, de Seminário)
A presente ação de formação desenvolver-se-á através de sessões teorico práticas. Pretende-se dar a conhecer as vantagens da utilização do diário gráfico em visitas de estudo, em percursos na Natureza e as suas potencialidades como recurso pedagógico no espaço exterior da escola e em sala de aula. Será convidado um desenhador em diário gráfico para partilhar a sua experiência. Proceder-se-á à construção de modelos de diário/ caderno gráfico acessíveis aos alunos quer ao nível técnico quer material, relacionando as metas das disciplinas de EV e ET e integrando conhecimentos das duas áreas. Refletir-se-á em grupo sobre como motivar para o desenho regular e quais a estratégias que potenciam o gosto pelo desenho. Em posterior reflexão coletiva, debater-se-á a utilidade pedagógica do diário gráfico junto dos alunos, acentuando as vantagens proporcionadas e descobrindo soluções para eventuais dificuldades. Continuará a ser enriquecido o blogue http://desenharparaconhecer.blogspot.pt/ que permitirá a partilha de experiências dos formandos e o visionamento dos trabalhos realizados.
Inscrições:
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