Ação de Formação: Ilustração Digital

“ILUSTRAÇÃO DIGITAL: As TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais e expressivas para a prática pedagógica.”

Formadora: Susana Costa

Objetivos da Ação:

– Preparar os professores para responder às exigências dos novos programas e novas tecnologias;

– Conhecer e utilizar software específico de manipulação e tratamento de imagem;

– Compreender as vantagens didático-pedagógicas de algumas aplicações de edição de imagem disponibilizadas on-line;

– Desenvolver uma abordagem sistemática à fenomenologia da “Ilustração digital” em contextos e conteúdos educativos diversificados com vista à criação de recursos didáticos e novas estratégias de ensino e aprendizagem;

-Criar projetos de intervenção educativa, utilizando ilustrações digitais e a sua componente lúdica;

-Desenvolver competências no uso das TIC, realizando ilustrações com recurso a novas tecnologias, discutindo simultaneamente os seus princípios funcionais e contexto de aplicação relativamente ao texto em prosa ou poesia, e a sua integração nas diversas áreas do conhecimento.

Conteúdos da Ação:

1. Definição e funções da ilustração (4 horas): A ilustração enquanto arte comercial; A ilustração ao serviço da educação; A ilustração enquanto componente.

2. A transição de técnicas tradicionais para técnicas digitais nos diferentes géneros de ilustração (9 horas): Ilustração editorial, publicitária, corporativa, animação, cientifica, Ilustração para crianças, banda desenhada, caricatura, retrato, o livro de artista, mista, conceptual art; Imagem digital; manipulação e edição de imagem; Importação e manipulação de imagens digitalizadas; O tratamento digital da mancha/cor; Preenchimento digital do contorno; Adição criativa de efeitos especiais; Apropriação e reutilização; Colagem digital.

3. Exploração prática em contexto educativo: experiências de aprendizagem  (12 horas); Exploração de softwares educativos freeware e shareware e suas aplicações em contexto educativo (Gimp, Paint.Net entre outros); Contraponto entre o Adobe Photoshop e aplicações de tratamento de imagem gratuitas; Considerações sobre a utilização pertinente de recursos das TIC em educação.

Local de Realização:

Agrupamento de Escolas de Santos Simões – Guimarães

Calendarização:

MARÇO– DIAS – 04, 11, 18 –  DAS 09.30/13.00h – 14.00/17.30h; DIA –   25 – DAS  09.00/13.00h.

Destinatários:

Professores dos Grupos 240, 530 e 600

25 HORAS

CRÉDITOS: 1,0

Para os efeitos previstos no artº.5º,do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores este CURSO releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 240 do 2º Ciclo e dos Grupos 530 e 600 do 3º CEB.

Para efeitos de aplicação do nº 3 do artº.14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores este CURSO releva para a progressão na carreira de Professores do Grupo 240 do 2º Ciclo e dos Grupos 530 e 600 do 3º CEB (dimensão científica e pedagógica).

Valor de inscrição/donativo:

40,00€ para os docentes do Agrupamento de Escolas Santos Simões e Associados da APEVT.

60,00€ para não Associados da APEVT e docentes de outras escolas.

Inscrições aqui: Ações de Formação APEVT – Zona Norte.