Workshop
Designação
“Aprendizagens essenciais e projetos tecnológicos”
Justificação
No pressuposto que o cidadão de sucesso é conhecedor, mas também capaz de integrar conhecimento, resolver problemas, dominar diferentes linguagens científicas e técnicas, coopera, é autónomo, tem sensibilidade estética e artística e cuida do seu bem-estar[1] cabe à escola fornecer os meios adequados à promoção do sucesso educativo no sentido de adequar o ensino às atuais exigências da sociedade, sobretudo na valorização de todo o conhecimento tecnológico que marca indubitavelmente o dia-a-dia do cidadão do século XXI. Em Portugal, confundindo as novas tecnologias de informação e comunicação – TIC, com educação tecnológica – ET, a escola atual está a distanciar-se da emergente necessidade de dotar as novas gerações de conhecimento técnico e tecnológico, que visa alertar para a utilização da técnica e da tecnologia cada vez mais consciente e equilibrada com o meio, o consumo e a produção, em articulação com todas as restantes áreas disciplinares.
A atividade formativa projeta-se nos atuais desafios do sistema educativo, no enfoque das Aprendizagens Essenciais, patente no atual Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e no processo de autonomia das escolas, permitido pelo Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
[1] Citado do preambulo do despacho nº5908/2017, AFC.
Efeitos a produzir
– Valorizar o conhecimento prático, o saber-fazer em articulação com as restantes áreas disciplinares cumprindo as orientações curriculares em vigor;
– Promover a atualização do conhecimento em tecnologia indo ao encontro das emergentes necessidades tecnológicas do cidadão e da sociedade;
– Promover a sensibilidade técnica e tecnológica através da prática experimental, realçando pormenores técnicos e tecnológicos de conceção, construção e produção, que dão origem a um leque de produtos que contribuem para o bem-estar do utilizador;
– Dotar os professores de ferramentas e metodologias (enunciados tecnológicos, questões problema, entre outros) com o intuito de promover junto dos alunos a (re)criação tecnológica sustentável (tecnologia verde), através do trabalho de projeto.
Conteúdo da ação
Os conteúdos apresentados são os estruturantes do workshop. A sua gestão e desenvolvimento são adaptáveis aos contextos e realidades da população alvo.
Análise dos referenciais curriculares em vigor:
– Autonomia e Flexibilidade Curricular: Desenvolvimento curricular – Educação Tecnológica.
– Aprendizagens Essenciais e Domínios Organizadores (processo tecnológico, recursos e utilizações tecnológicas, tecnologia sociedade)
– Conhecimento, competências e desafios tecnológicos.
Aprendizagem tecnológica – métodos e processos:
– Sensibilidade técnica e tecnológica, (re)criação tecnológica.
– Métodos investigativos, científico e projetual / enunciados tecnológicos;
Atividades técnicas experimentais baseadas em utilizações e recursos tecnológicos:
Atividades técnicas experimentais baseadas na exploração de materiais, operadores tecnológicos e no entendimento dos fenómenos científicos adequados à linguagem científico – pedagógica e ao nível etário dos alunos.
Passos Metodológicos
A presente ação de formação desenvolver-se-á, numa primeira fase, através da análise de aspetos relacionados com o novo enquadramento curricular e a implementação das medidas decorrentes do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, dando-se especial enfoque na Educação Tecnológica.
Numa segunda fase, pretende-se refletir sobre itinerários de ensino aprendizagem, induzidos por métodos e processos, (investigativo, científico e projetual / design; analíticos / sequenciais, e intuitivos / simultâneos), que assumem uma grande importância didática na relação dos alunos com a tarefa, dos alunos entre si e do modelo de comunicação professor /aluno.
Calendarização
Uma sessão presencial de 3 horas em 2 dias.
Público-alvo
Professores de EV e ET 2º e 3º ciclo