EXPRESSÃO PLÁSTICA

 

INSCRIÇÃO por localidades

(Clique sobre localidade)

 Expressão Plástica no Pré-escolar e 1.º  CEB – PORTO

Expressão Plástica no Pré-escolar e 1.º CEB – GUIMARÃES

Expressão Plástica no Pré-escolar e 1.º CEB – VILA REAL DE S.ANTÓNIO  

 Expressão Plástica no Pré-escolar e 1.º CEB – COIMBRA

Expressão Plástica no Pré-escolar e 1.º CEB – LISBOA

 

Oficina de Formação presencial e de trabalho autónoma.

  Parceria APEVT/FABER-CASTELL

 

Registo: CCPFC/ACC-114977/22,
Nº de horas acreditadas: 26,
Modalidade: Oficina de Formação,
Destinado a: Professores dos Grupos 100 e 110
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válida até: 28-04-2025

Apresentação/justificação:

A expressão plástica tem uma especial importância na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico não apenas como promoção de valores estéticos e abordagens lúdicas, mas, fundamentalmente com desenvolvimento de competências ao nível da comunicação e de compreensão do mundo. Em particular, no pré-escolar, a expressão plástica assume ainda particular relevância no desenvolvimento do controlo da motricidade fina, condição necessária para a aprendizagem da escrita.
Esta ação procura responder às necessidades de atualização das competências dos docentes no âmbito da utilização de materiais ligados às expressões plástica, de forma a promover a concretização das Aprendizagens Essenciais no domínio da educação estética.

 

Conteúdos: 

-Oferta individual de materiais de desenho e pintura.
– Orientações Curriculares. Aspetos pedagógicos e metodológicos.
– Etapas de evolução do desenho na criança.
– Expressão, comunicação e representação visual.
– Realização de DESAFIOS de desenho e exploração materiais com abordagens criativas (técnicas surrealistas e de pensamento divergente).
– Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, grafite e corantes), presentes nos pastéis, lápis e aguarelas.
– Desafios em diferentes suportes, monotípia / simetria / técnicas de impressão e raspagem, etc.
– Manipulação de materiais inovadores e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc…
– Proposta de trabalho autónomo em contexto de sala de aula.
– Partilha e apresentação do projeto realizado.

Modalidade: Oficina  de Formação 26hrs (13 presenciais; 13 autónomas)

Consideramos três fases de implementação da componente presencial da ação:
Fase 1 ( SPC 6 h): Reflexão e debate sobre Orientações curriculares. Exploração do primeiro grupo de técnicas e materiais.
Fase 2 (SPC 4 h): Apresentação e debate de práticas. Exploração do segundo grupo de técnicas e materiais.
Fase 3 (SPC 3 h): Partilha de práticas. Avaliação dos formandos e da ação

As atividades a realizar no âmbito do trabalho autónomo visam promover junto dos alunos atividades exploratórias das técnicas e materiais abordados na componente presencial.  Desenvolvimento ou adaptação dos materiais a diferentes contextos de intervenção.  Elaboração de um relatório sumário e do portfólio de materiais. Sistematização da avaliação e respetivas conclusões.

Calendarização / local:  

  • 27 de JAN e 02 de MAR – sábado, 10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs

Local: Escola Secundária Garcia de Orta – PORTO

Local: Escola Secundária Francisco de Holanda – GUIMARÃES

  • 03 de FEV e 13 de ABR – sábado, 10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs

Local: Escola Básica Infante D. Fernando – VILA REAL S. ANTÓNIO

  • 03, 10 de FEV e 13 de ABR – sábado, 9:00/13:30hrs

Local:  Escola Básica e Secundária  Quinta das Flores – COIMBRA

  • 24 de FEV e 20 de ABR – sábado, 10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs

Local: EB Francisco de Arruda, Alcântara – LISBOA

 

Destinatários:

Grupos 100,110

Formadores:

Carlos Gomes, Carla Cardoso, Carlos Gordinho, Manuela Pina, Iva Neves e Sónia Santos

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Preços:

Tratando-se de uma ação em parceria com a Faber Castell existe um desconto de 50%  no custo da inscrição, ou seja, sócios 20€,  não sócios 35€ escola onde se realize a ação 25€