EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA: Aprendizagem Baseada em Projeto
Esta ação pode ser realizada por solicitação à APEVT
Apresentação/justificação:
As sociedades atuais debatem-se com questões como a imprevisibilidade do futuro e a sustentabilidade dos atuais padrões de desenvolvimento económico e social. Neste contexto a educação e a escola enfrentam novos desafios. Conscientes destes desafios, as atuais políticas institucionais criaram condições para que as escolas e agrupamentos possam gerir o currículo nacional de forma flexível e contextualizada, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelarem mais adequados para que todos os alunos possam aprender. Estas estratégias na qual se incluem o “Perfil de competências após 12 anos de escolaridade” e as Aprendizagens Essenciais, exigem uma reflexão sobre as opções assumidas para o desenho e a gestão do currículo.
A estruturação de projetos, que desenvolvam explorações plásticas que integrem os domínios artísticos, técnicos e científicos, potenciam, no atual contexto, a integração de conhecimentos, atitudes e valores comuns das várias áreas do saber. Assim, esta ação de curta duração tem como finalidade envolver os professores na implementação, com sucesso, desta medida política. e na avaliação e na reflexão sobre as opções curriculares tomadas por cada comunidade escolar.
Conteúdos:
– Autonomia e Flexibilidade Curricular, mudanças de paradigmas.
– Aprendizagens Essenciais, metodologias ativas e processos criativos.
– Organização e gestão do ensino aprendizagem e o trabalho projeto.
– Práticas interdisciplinares e abordagem da aprendizagem baseada em projeto em contexto sala de aula.
Modalidade: WORKSHOP 6.00Hrs
Local:
Calendarização:
Grupo destinatários: 110, 240, 530, 600
Formadores:
____________________________________________________________________________________________