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CENTRO DE FORMAÇÃO
O Centro de Formação manter-se-á sem alteração estrutural, até que sejam definidos e conhecidos os planos de formação, as orientações e a própria estrutura dos novos Centros de Formação que como se sabe foram criados para dar resposta à formação contínua nos agrupamentos de escolas. Os Centros de Formação das associações científicas não foram extintos, mas de acordo com a nova regulamentação, têm uma função distinta, sendo a formação realizada “auto-financiada” (formações pagas pelos formandos).
Os protocolos entre os novos Centros de Formação e as Associações científicas estão a ser estudados como forma de cooperação neste importante e necessário investimento que se espera poder responder de forma eficaz ao processo de formação contínua dos professores.
Quanto à formação auto-financiada, estamos atentos ao evoluir dos processos, para que possamos elaborar o plano de formação de acordo com as necessidades de formação e a procura.
Conforme determinação do Secretariado e concordância do Director do Centro de Formação estamos em condições de estabelecer protocolos com os CF de agrupamento de escolas. Estando a decorrer os contactos para determinar as acções que vamos oferecer no plano de 2015 a 2018, que como se sabe decorrem das necessidades de formação que os agrupamentos de escolas e mais ainda: COM A PRIORIDADE já referida de oferecer formação especial para associados no sentido de dar visibilidade à APEVT e angariar novos sócios.
Quanto à formação auto-financiada, temos vindo a ser contactados por vários professores sócios e não sócios que procuram saber sobre o plano de formação previsto para 2015/2018, manifestando vontade de fazer formação auto – financiada da área específica. Face à procura, a APEVT vai realizar acções cuja calendarização oportunamente será divulgada no nosso site.

ACÇÃO REIVINDICATIVA
O processo negocial com o MEC, com vista à resolução das questões sócio-profissionais por nós apresentadas ao Senhor Secretário de Estado, vai continuar. Estamos conscientes de algumas dificuldades impostas, mas não abdicaremos de apresentar as nossas propostas e, se for caso para mobilizar os professores, desencadearemos o processo mais ajustado, casos do currículo, metas curriculares e requalificação. Exigimos que a nossa associação seja consultada na apresentação de medidas de política educativa que colidam com as nossas propostas, elaboradas na base do conhecimento real dos problemas educativos. Vamos estar atentos, à resposta à nossa carta de intenções com vista ao protocolo entre APEVT/DGE.

Centro de Recursos
A ser possível a sua concretização, este espaço permitir-nos-á conjugar aspectos funcionais ajustados ao funcionamento do Centro de forma a garantir as condições mínimas necessárias.

  1. Concepção do modelo organizacional domínios de intervenção e esquema de funcionamento.
  2. Recensão do fundo documental.
  3. Aquisição/registo e difusão dos primeiros produtos documentais.
  4. Planificação das modalidades de produção documental
  5. Definição do espaço físico para instalação do centro.
  6. Equipamentos e materiais de apoio ao centro.
  7. Selecção dos materiais existentes.
  8. Catalogação e registo de todos os materiais seleccionados.
  9. Criação do modelo organizacional do centro.
  10. Definição das áreas de intervenção do centro.
  11. Definição das prioridades para aquisição de materiais
  12. Definição de modelos próprios de produção.
  13. Intervenção em projectos de pesquisa e investigação.
  14. Organização dos processos de consulta.
  15. Difusão de informação.
  16. Assinaturas de Revistas Internacionais.
  17. Apoio à elaboração de candidaturas para licenças sabáticas (que apresentem como objecto de pesquisa/investigação a problemática desta área educativa).

Página da Internet (e outros meios)
Continuar a investir na qualidade da página e gerir as páginas do Facebook e Twitter.Tanto para gestão da formação e de outra documentação e serviços, com facilidade de comunicação. Inclui-se também a newsletter institucional.

Revista – inFORMAR
Mantê-la actualizada nos conteúdos e aspecto gráfico. É um instrumento muito útil aos professores, por isso vamos criar um espaço de opinião dos nossos associados, e ampliar a sua divulgação.

SIAP – Secretariado Inter–Associações de Professores e CNE – Conselho Nacional de Educação

A nossa participação é importante, vamos dar o nosso contributo para que a dinâmica deste orgão (SIAP) seja reconhecida pelo MEC, através da sua capacidade interventiva. Manter a representação das associações científicas (pedagógicas) pela APEVT no CNE.

 

 

 



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As imagens utilizadas no site da APEVT foram gentilmente cedidas pela Fábrica de Lápis VIARCO, sendo algumas delas do fotografo Rui Ferreira.