Plano de Formação do Centro de Formação APEVT

P L A N O    F O R M A Ç Ã O

Ano letivo 2019/2020

Missão e objetivos

“Importa que os professores vivenciem percursos de formação que integrem dispositivos, procedimentos e estratégias homólogos daqueles que se deseja que eles implementem com os seus alunos. Trata-se de desafiar os professores para processos de melhoria permanente das suas práticas pedagógicas que, para serem consistentes e sustentáveis, deverão constituir-se como modalidades de formação centradas nos contextos escolares.”
Conselho Nacional de Educação, in recomendação n.º 3/2019

Do Plano de Atividades de Formação para o ano 2019/2020 constam, entre outros, os seguintes objetivos de intervenção.

  • Contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores, centrando a formação na escola e desenvolvendo-a em torno do aprofundamento dos conhecimentos cientifico-pedagógicos e da reflexão sobre as próprias práticas.
  • Promover mecanismos de identificação das prioridades de formação a curto e médio prazo dos associados e de outros professores que se identifiquem igualmente com a ação formativa e cientifica-pedagógica da APEVT.
  • Elaborar e disponibilizar modalidades de formação em contexto, em resposta aos problemas identificados pelos professores nas suas práticas pedagógicas e formação.
  • Constituir redes de parceria com associações congéneres, associações de escolas e instituições de ensino superior, tendo em vista a diversidade e qualidade da oferta formativa.

Em conformidade com os resultados alcançados no ano transato, 2018/19, em que se verificou um aumento significativo de horas de formação, quatrocentas e doze até maio do corrente ano, acrescidas de mais sessenta e duas horas dos meses de Junho e Julho o que perfaz quatrocentas e setenta e quatro horas de formação, em diferentes modalidades e para os diversos ciclos de estudo, com incidência nas temáticas das Didáticas Especificas e da Flexibilidade Curricular, (vid. Gráfico), é expectável a continuação de uma maior procura de formação, decorrente do descongelamento de carreiras, o que obriga a um aumento na oferta de novas ações e da bolsa de formadores do Centro de Formação. Na totalidade das ações, até maio do corrente ano, o número de inscritos foi de cerca de quatrocentos e dois, acrescido de mais cento e oito das ações de Junho e Julho (510 inscritos), distribuídos pelas diferentes modalidades de formação.

Assim, como eixo prioritário de atuação decorrente do Plano de Atividades da APEVT, para o triénio 2018/2021, pretende-se continuar a promover ações de formação que resultem das necessidades profissionais, do interesse pessoal dos associados e das necessidades emergentes das mudanças educativas do sistema, que estimulem o aperfeiçoamento das práticas e competências nos domínios de desempenho do ensino da expressão plástica, da educação visual, da educação tecnológica e das artes visuais.

Pretende-se ainda, disponibilizar ações de formação de curta duração, que funcionem como ações motivadoras ao desenvolvimento de ações de longa duração (em modalidade de oficina, círculos de estudo e projetos), tal como recomenda o CNE, “que seja valorizada, para efeitos de avaliação de desempenho docente e de avaliação das escolas, a implementação de modalidades de formação em contexto – de longa duração (oficinas, círculos de estudo e projetos) – que decorram da reflexão e de problemas identificados pelos professores nas suas práticas pedagógicas e que, com o contributo da pesquisa dos próprios docentes, possam reverter para a sua melhoria.”

AÇÕES DE FORMAÇÃO

Oferta de ações de formação para o ano 2019/2020 são as que se seguem, desenvolvidas nas modalidades de curso e oficinas de formação nas áreas e domínios:

A – Ciências da Especialidades, (A135, A126, A127);

B – Ensino da Educação e das Ciências da Educação, (B106 científico pedagógica);

C – Práticas Pedagógico Didáticas, (C106 didáticas especificas).

 

Ações de curta duração de 3 a 6hrs – WORKSHOP:

  1. Aprendizagens Baseadas em Projetos | Educação Artística e Tecnológica
  2. Ferramentas para a criatividade | Desafios e estratégias criativas na área artística e tecnológica
  3. Aprendizagens Essenciais | Projetos em Artes Visuais
  4. Aprendizagens Essenciais | Projetos Tecnológicos

Cursos de Formação 15hrs – CURSO, (Área A – Ciências da Especialidade):

  1. Diário Gráfico em contexto educativo
  2. Ilustração | Qualidades comunicacionais e expressivas para a prática pedagógica
  3. A Criatividade na adaptação à sociedade contemporânea |Técnicas de agilização do Pensamento Criativo
  4. EU SOU Movimento | Projeto Criativo

Cursos de formação 25hrs – CURSO, (Área A – Ciências da Especialidade):

  1. Materiais e Técnicas de Expressão Plástica
  2. Materiais e Técnicas de Expressão Plástica no Pré-escolar e 1º CEB
  3. Materiais e Técnicas de Expressão Plástica | Objetos escultóricos
  4. Desenho da criança | A Educação Visual e a Expressão Plástica na Infância
  5. Ilustração Digital | As TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais e expressivas para as práticas pedagógicas
  6. Arte e Movimento
  7. Da Impressão ao Livro do Artista |Desenvolvimento de competências ao nível das Artes e Expressões
  8. O Cinema de Animação vai à Escola
  9. Vamos contar histórias com os Brinquedos Óticos no Jardim de Infância e 1º CEB
  10. Técnicas de impressão | Materiais e processos em contexto sala de aula

Oficina de formação 30hrs a 50hrs – OFICINA (Área C – Práticas Pedagógico Didáticas):

  1. Arte e Educação: metodologias de observação da obra de arte (15 presenciais)
  2. Expressões D’Arte – O Português e a Expressão Plástica II (15 presenciais)
  3. Educação Artística e Tecnológica no 2.º e 3.º CEB (13 presenciais)
  4. Expressão Plástica no Pré-Escolar e 1.º CEB (13 presenciais)
  5. Desenvolvimento de um Currículo para o Século XXI – Aprendizagens Essenciais para a área e disciplinas de EXPRESSÃO PLÁSTICA e EDUCAÇÃO VISUAL (25 presenciais)
  6. Desenvolvimento de um Currículo para o Século XXI – Aprendizagens Essenciais para a área e disciplinas de ESTUDO do MEIO – (Ciência, TECNOLOGIA e Sociedade) e EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (25 presenciais)
  7. E-LEARNING – Aprendizagem Baseada em Projetos, (PBL)

 

Podem ser realizadas ainda outras ações, mesmo que sujeitas a acreditação, que decorram de resposta a necessidades ou oportunidades suscitadas ao longo da implementação do Plano, ou ainda pela solicitação de professores e/ou escolas.

Modalidades de formação e preço de frequência das ações

Ações de curta duração 6hrs – WORKSHOPS

Frequência gratuita com certificado: – Associado 5€; Não associado 10€; Professor do agrupamento onde se realiza a ação 7€.

Cursos de Formação 15hrs – CURSO

Frequência com certificado: – Associado 25€; Não associado 45€; Professor do agrupamento onde se realiza a ação 35€.

Cursos de formação 25hrs – CURSO

Frequência com certificado: – Associado 35€; Não associado 65€; Professor do agrupamento onde se realiza a ação 45€.

Oficina de formação 30hrs ou 50hrs – OFICINA

Frequência com certificado: – Associado 35€ ou 45€; Não associado 65€ ou 85€; Professor do agrupamento onde se realiza a ação 45€ ou 55€

 

 

Ações de curta duração de 3 a 6hrs

 

1  Aprendizagens Baseadas em Projetos | Educação Artística e Tecnológica

Nº de horas acreditadas: 6 – Modalidade: Workshop, Ação Curta Duração

Destinado a: Professores dos Grupos 100, 110, 240, 530 e 600 – Nº de créditos: 0,24(*)

Conteúdos:

– Autonomia e Flexibilidade Curricular, mudanças de paradigmas.

– Aprendizagens Essenciais, metodologias ativas e processos criativos.

– Organização e gestão do ensino aprendizagem, o trabalho interdisciplinar.

– Promover práticas interdisciplinares, proporcionando situações de aprendizagens significativas.

 

2  Ferramentas para a criatividade | Desafios e estratégias criativas na área artística e tecnológica

Nº de horas acreditadas: 6 – Modalidade: Workshop, Ação Curta Duração

Destinado a: Professores dos Grupos 110, 240, 530 e 600 – Nº de créditos: 0,24 (*)

Conteúdos:

– Implicações educacionais da solução criativa de problemas, (Creative Problem Solving)

– Conceito de Criatividade, pensamento divergente e pensamento convergente.

– Ferramentas criativas – técnicas e exercícios de agilização do pensamento criativo.

– Desafios e estratégias criativas no âmbito da educação artística (artes visuais).

 

3  Aprendizagens Essenciais | Projetos em Artes Visuais

Nº de horas acreditadas: 6 – Modalidade: Workshop, Ação Curta Duração

Destinado a: Professores dos Grupos 100, 110, 240, 600 – Nº de créditos: 0,24(*)

Conteúdos:

– Autonomia e Flexibilidade Curricular, mudanças de paradigmas.

– Aprendizagens Essenciais, metodologias ativas e processos criativos, com aplicação a contextos específicos e de acordo com as orientações curriculares em vigor.

– Processos investigativos e criativos de experimentação plástica e organização de atividades de exploração técnica, gráfica, plástica.

 

4  Aprendizagens Essenciais | Projetos Tecnológicos

Nº de horas acreditadas: 6 – Modalidade: Workshop, Ação Curta Duração

Destinado a: Professores dos Grupos 110, 240, 530 – Nº de créditos: 0,24(*)

Conteúdos:

– Autonomia e Flexibilidade Curricular, mudanças de paradigmas.

– Aprendizagens Essenciais, metodologias investigativas e projetuais e processos técnicos e tecnológicos de conceção, construção e produção.

– Práticas experimentais e organização do trabalho de projeto, (recriação tecnológica sustentável – tecnologia verde).

 

(*) – Reconhecidas para efeitos de progressão da carreira pelo Centro formação da APEVT

  Cursos de Formação 15hrs

 

5 Diário Gráfico em contexto educativo – Registo nº CCPFC/ACC-89926/17

Nº de horas acreditadas: 15 – Modalidade: Curso de Formação V. 2020-01-30

Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600, Nº de créditos: 0,6

Conteúdos:

– Introdução ao desenho em caderno.

– Grupos ligados ao diário gráfico (UrbanSketchers).

– O diário gráfico no contexto educativo, técnicas (Experimentação).

– Os conteúdos programáticos e o diário gráfico.

 

6 Ilustração | Qualidades comunicacionais e expressivas para a prática pedagógica Registo: CCPFC/ACC-101613/18,

Nº de horas acreditadas: 15, Modalidade: Curso de Formação V. 23-10-2021

Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600, Nº de créditos: 0,6

Conteúdos:

– Definição e contextualização histórica/prática da Ilustração.

– Géneros de ilustração, articulação texto/imagem.

– Ilustração editorial, publicitária, corporativa, animação, científica, Ilustração para crianças, banda desenhada, caricatura, retrato, o livro de artista, etc.

– Algumas técnicas de ilustração, (digital, serigrafia, pop-up, colagem, entre outras).

 

7 A Criatividade na adaptação à sociedade contemporânea |Técnicas de agilização do Pensamento Criativo – Registo: CCPFC/ACC-101451/18

Nº de horas acreditadas: 15 – Modalidade: Curso de Formação V. 08-10-2021

Destinado a: Professores dos 1º e 2º CEB – Nº de créditos: 0,6 (*)

Conteúdos:

– Conceito de Criatividade, evolução do conceito, perspetiva de “pequeno C” da Criatividade.

– A pertinência da Criatividade na sociedade Contemporânea.

– Técnicas e exercícios de agilização do pensamento criativo.

– Atividades criativas (artes visuais).

 

8 EU SOU Movimento | Projeto Criativo – Registo: CCPFC/ACC-100328/18,

Nº de horas acreditadas: 14, Modalidade: Curso de Formação V. 19-02-2021

Destinado a: Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º CEB e Professores de Educação Especial – Nº de créditos: 0,6 (*)

Conteúdos:

– Componentes principais do movimento: espaço, corpo, dinâmicas e relações.

– Processo criativo: estímulo, contexto e colaboração, diferentes técnicas e estratégias de composição coreográfica.

– Planificação e simulação de um projeto.

– Invenção / interpretação, composição e apreciação, de traçados coreográficos e de composições coreográficas.

 

(*) – NÃO releva para a componente científica pedagógica

  Cursos de formação 25hrs

 

9 Materiais e Técnicas de Expressão Plástica – Registo nº CCPFC/ACC-89700/17

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação V. 2020-01-23

Destinatários: Professores do Grupo 240 do 2º CEB e dos Grupos 530 e 600 do 3º CEB – Nº de créditos: 1

Conteúdos:

Orientações curriculares e metodológicas.

– Expressão, comunicação e representação visual, realização de exercícios de desenho e exploração plástica.

– Desenvolvimento de um projeto de intervenção, conformação de materiais, aspetos estruturais e comunicacionais.

– Conceitos e técnicas chave no desenvolvimento do projeto.

 

10 Materiais e Técnicas de Expressão Plástica no Pré-escolar e 1º CEB Registo: CCPFC/ACC-100723/18

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação V. 07-05-2021

Destinado a: Professores de Pré-escolar e 1º ciclo – Nº de créditos: 1

Conteúdos:

– Orientações curriculares e metodológicas.

– Expressão, comunicação e representação visual, realização de exercícios de desenho e exploração plástica.

– Desenvolvimento de um projeto de intervenção, conformação de materiais, aspetos estruturais e comunicacionais.

– Conceitos e técnicas chave no desenvolvimento do projeto.

 

11 Materiais e Técnicas de Expressão Plástica | Objetos escultóricos Registo nº CCPFC/ACC-88563/16

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação V. 2019-10-27

Destinatários: Professores do Grupo 240, 530 e 600 – Nº de créditos: 1

Conteúdos:

– Orientações curriculares e metodológicas.

-Exercícios de exploração plástica tridimensional, realização de exercícios de exploração plástica.

– Desenvolvimento de um projeto de intervenção, conformação de materiais, aspetos estruturais e comunicacionais.

– Conceitos e técnicas chave no desenvolvimento do projeto.

 

12 Desenho da criança | A Educação Visual e a Expressão Plástica na Infância – Registo nº CCPFC/ACC-88935/16        

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso Formação V. 2019-11-30

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º CEB e Professores de Educação Especial – Nº de créditos: 1 (*)

Conteúdos:

– Orientações Curriculares, aspetos pedagógicos e metodológicos

– Etapas de evolução do desenho na criança

– Expressão, comunicação e representação visual de exercícios de desenho e exploração plástica

– Desenvolvimento de um projeto de intervenção

 

13 Ilustração Digital | As TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais e expressivas para as práticas pedagógicas Registo nº CCPFC/ACC-90351/17

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação V. 2020-02-27

Destinatários: Professores do Grupo 240, 530 e 600 2º e 3º CEB – Nº de créditos: 1

Conteúdos:

– Definição e funções da ilustração, enquanto arte, serviço e componente.

– A transição de técnicas tradicionais para técnicas digitais nos diferentes géneros de ilustração.

– Exploração prática em contexto educativo: experiências de aprendizagem.

– Exploração de softwares educativos.

 

14 Arte e Movimento Registo nº CCPFC/ACC-89668/17

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação V. 2019-11-28

Destinatários: Professores do Grupo 240, 530 e 600 do 2º e 3º CEB – Nº de créditos: 1

Conteúdos:

– Orientações curriculares e orientações metodológicas.

– Planificação e gestão do ensino e da aprendizagem, abordagens disciplinares.

– Estruturação, planeamento e desenvolvimento de projetos, conceitos e técnicas chave.

– Conformação de materiais, aspetos estruturais e comunicacionais na fabricação / construção.

 

15 Da Impressão ao Livro do Artista |Desenvolvimento de competências ao nível das Artes e Expressões Registo: CCPFC/ACC-101348/18

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação V. 08-10-2021

Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600 – Nº de créditos: 1

Conteúdos:

– Ilustração. Perspetiva histórica; Símbolos e narrativas; Planificação (storyboard).

– Gravura. Perspetiva histórica; Linguagem especifica. Realização de matrizes.

– Pop-Up. Estruturas Pop-Up. Linguagem especifica.

– Encadernação. Linguagem especifica e materiais. Encadernação Clássica.

– Cianotipia. Perspetiva histórica. Soluções fotossensível. Fotogramas.

–  Livro de Artista. Mostra de Livros de Artista.

 

16 O Cinema de Animação vai à Escola Registo nº CCPFC/ACC-88119/16       

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação V. 2019-09-19

Destinatários: Professores do Grupo 240, 530 e 600 do 2º e 3º CEB – Nº de créditos: 1

Conteúdo:

– Introdução aos princípios básicos da imagem em movimento. Exercícios de animação em desenho, seguida da seleção de fragmentos para a sua animação. Quadros e ciclos em movimento aparelho ótico.

– Realização de um projeto de animação realização de storyboards. Seleção de técnicas explorando a animação em recorte, em pintura e técnicas em volume. Filmagem de todos os planos e sequências planificados.

– Projeto de aplicação didático-pedagógica

 

17 Vamos contar histórias com os Brinquedos Óticos no Jardim de Infância e 1º CEB Registo nº CCPFC/ACC-87698/16

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação V. 2019-07-2

Destinatários: Educadores de Infância e Professores do 1º CEB, Nº de créditos: 1

Conteúdos:

– Os princípios de animação dos brinquedos óticos, (o traumatrope).

– Brinquedos óticos perceção do movimento, (o phenakistiscope)

– O movimento continuo, aplicação aos brinquedos óticos (o zootrope e o praxinoscópio)

– Projeto de animação storyboard e a estruturação de um “flip-book”.

– Aplicação dos brinquedos óticos em contexto escolar, projetos de intervenção comunitária.

 

18 Técnicas de impressão | Materiais e processos em contexto sala de aula Registo nº CCPFC/ACC-____

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação (em acreditação)

Destinatários: Professores dos grupos 240, 530 e 600, Nº de créditos: 1

Conteúdos:

– Apresentação e contextualização de processos e técnicas gráficas em sala de aula, (recuperação de materiais).

– Experimentação de técnicas de reprodução gráfica: Carimbos, Stencil, Serigrafia e Ponta-Seca.

– Desenvolvimento de um projeto gráfico.

 

(*) – Não releva para a componente científica pedagógica

Oficina de formação 30 a 50hrs

 

19 Arte e Educação: metodologias de observação da obra de arte – Registo: CCPFC/ACC-101452/18

Nº de horas acreditadas: 30, Modalidade: Oficina de Formação V. 29-10-2021

Destinado a: Professores dos Grupos 110 e 240 – Nº de créditos: 1,2

Conteúdos:

– Reflexão sobre as orientações e práticas curriculares na Expressão Plástica e Educação Visual do 1º e 2º CEB. Explicitação de metodologias de ensino ativas. Construção de recursos didáticos sobre situações de comunicação.

– Leitura de texto / Análise de conteúdo sobre a análise da obra de arte segundo alguns autores. Construção de recursos pedagógicos tendo por base o processo de apreciação e produção.

– Reflexão sobre a aprendizagem artística que suscita uma abordagem interdisciplinar. Visita ao museu, (físico ou virtual). Construção de recursos pedagógicos.

– Releitura das obras de arte: Expressão, comunicação e representação visual. Experiências de exploração e manipulação de técnicas e materiais.

– Gestão da operacionalização do projeto a concretizar em contexto de sala de aula.

– Apresentação dos Trabalhos Finais individuais

 

20 Expressões D’Arte – O Português e a Expressão Plástica II – Registo: CCPFC/ENT-AP-0396/16

Nº de horas acreditadas: 30, Modalidade: Oficina de Formação V. 2020-10-27

Destinado a: Educadores de Infância e Professores do 1º CEB – Nº de créditos: 1,2

Conteúdos:

– Reflexão sobre as práticas tendo em conta os documentos legais.

– Expressão, comunicação e representação visual. Partilha e atualização de práticas pedagógicas, PAPP.

 – Ilustração do texto, experiências de exploração e manipulação de materiais. PAPP.

– Expressões Criativas – Planificação de uma unidade didática. PAPP.                  

– O trabalho de projeto em contexto de sala de aula. PAPP.

– Apresentação do Trabalho Grupo Final.

 

21 Educação Artística e Tecnológica no 2º e 3º CEB Registo CCPFC/RFO-06135/98

(Esta ação é realizada em parceria com a Faber Castell que disponibiliza uma diversidade de materiais de desenho e pintura para a formação)

Nº de horas acreditadas: 26, (13 hrs autónomas), Modalidade: Oficina de Formação

Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600 do 3º CEB – Nº de créditos: 1

Conteúdos:

– A importância das expressões plásticas nas orientações curriculares da Educação Pré-Escolar e nas Aprendizagens Essenciais e programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

– A expressão plástica-visual, propriedades e características:

materiais de escrita, desenho e pintura mais tradicionais, (carvão vegetal e mineral, giz, grafite e corantes), presentes nos lápis e aguarelas, exercícios em vários suportes. 

– das canetas de ponta de fibra e diferentes tipos de marcadores, exercícios. 

– dos guaches, aguarela tacticolor e primacolor. Exercícios de monotipia/simetria. Técnicas de impressão com folhas, flores, legumes, redes, etc…

– Prima magic, gel Glitter e Tacticolor 3D. Exercícios Técnicas de simetria e do balão/impressão.

 – Craiões de Cera GRIP e Jumbo GRIP. Exercícios sobre placa quente (monotipia) e raspagem (tinta-da-china).

– T acticolor Têxtil e Marbling. Exercícios de aplicação em papel, tecidos ou tela.

 – Fantasia e inovação: (e.g. Edding funtastic, Prisme e Moon). Manipulação deste material inovador e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc…

 

22 Expressão Plástica no Pré-Escolar e 1.º CEB Registo CCPFC/RFO-06135/98

(Esta ação é realizada em parceria com a Faber Castell que disponibiliza uma diversidade de materiais de desenho e pintura para a formação)

Nº de horas acreditadas: 26, (13 hrs autónomas), Modalidade: Oficina de Formação

Destinado a: Professores dos grupos 100 e 110 do pré e 1º CEB – Nº de créditos: 1

Conteúdos:

– A importância das expressões plásticas nas orientações curriculares da Educação Pré-Escolar e nas Aprendizagens Essenciais e programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

 – A expressão plástica, propriedades e características:

– das canetas de ponta de fibra e diferentes tipos de marcadores, exercícios. 

– dos guaches, aguarela tacticolor e primacolor. Exercícios de monotipia/simetria. Técnicas de impressão com folhas, flores, legumes, redes, etc…

– Prima magic, gel Glitter e Tacticolor 3D. Exercícios Técnicas de simetria e do balão/impressão.

 – Craiões de Cera GRIP e Jumbo GRIP. Exercícios sobre placa quente (monotipia) e raspagem (tinta-da-china).

– T acticolor Têxtil e Marbling. Exercícios de aplicação em papel, tecidos ou tela.

 – Fantasia e inovação: (e.g. Edding funtastic, Prisme e Moon). Manipulação deste material inovador e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc…

 

23 Desenvolvimento de um Currículo para o Século XXI – Aprendizagens Essenciais para a área e disciplinas de EXPRESSÃO PLÁSTICA e EDUCAÇÃO VISUAL

Nº de horas acreditadas: 50, (25 hrs autónomas), Modalidade: Oficina de Formação

Destinado a: Professores do 1º CEB (grupo 110), do 2º CEB de Educação Visual (grupo 240),

do 3º CEB de Educação Visual (grupo 600) – Nº de créditos: 2 (*)

Conteúdos:

– Gestão curricular e aprendizagens essenciais. Articulação entre as aprendizagens essenciais e os restantes documentos curriculares em vigor.

– Transdisciplinaridade e flexibilidade. Conceção e monitorização de projetos curriculares de turma, num trabalho de natureza colaborativa. 

 – Processo de ensino e de aprendizagem. Identificação de ações dos professores e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação.

 – Metodologias ativas. Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em contextos de aprendizagem diversificados.

 

24 Desenvolvimento de um Currículo para o Século XXI – Aprendizagens Essenciais para a área e disciplinas de ESTUDO do MEIO – (Ciência, TECNOLOGIA e Sociedade) e EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Nº de horas acreditadas: 50, (25 hrs autónomas), Modalidade: Oficina de Formação

Destinado a: Professores do 1º CEB (grupo 110), do 2º CEB de Educação Tecnológica (grupo 240), do 3º CEB de Educação Tecnológica (grupo 530) – Nº de créditos: 2 (*)

Conteúdos:

– Gestão curricular e aprendizagens essenciais. Articulação entre as aprendizagens essenciais e os restantes documentos curriculares em vigor.

– Transdisciplinaridade e flexibilidade. Conceção e monitorização de projetos curriculares de turma, num trabalho de natureza colaborativa. 

 – Processo de ensino e de aprendizagem. Identificação de ações dos professores e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação.

 – Metodologias ativas. Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em contextos de aprendizagem diversificados.

 

(*) – Não Releva para a componente científica pedagógica

 

 

Oficina de Formação: b-learning

 

25 Aprendizagem Baseada em Projetos – PBL (a acreditar)

(Esta ação é realizada em parceria com as associações de professores APPI – APG – APH – APP – APM)

Nº de horas acreditadas: 50, (8h sessões síncronas + 9h sessões assíncronas + 8h sessões presenciais + 25 trabalho autónomo) Modalidade: Oficina de Formação

Destinado a: Professores de todos os grupos disciplinares do 2º e 3º ciclos e Secundário – Nº de créditos: 2 (*)

Conteúdos:

– Apresentação da ação e contacto “hands-on” com a(s) plataforma(s) de formação

– Competências para o século XXI: modelos, aquisição e desenvolvimento (Modelo Partnership for 21st Century Skills)

– Aprendizagem baseada em projetos/inquirição científica e sua operacionalização (Modelo iTEC ou Project-Based Learning)

– Ferramentas digitais de apoio (Edmodo + algumas ferramentas para criação de recursos digitais como por exemplo Padlet, Quizizz, edpuzzle, Actionbound)

– Criação e Implementação de projetos interdisciplinares

– Encontro “Project Based Learning” Partilha e divulgação de projetos realizados durante a ação de formação

 

 

A. Região CENTRO e Grande LISBOA

 Acão Formaçã

 

 

 P. Alvo

 

 

 

Datas/Horários

 

 

 

 Local

 

 

 

Formador

 

 

5.     O Diário Gráfico em contexto educativo – Curso 15hrs

 

Grupos

240, 530, 600

 

 

 

Grupos

240, 530, 600

 

 

Grupos

100,110, 240, 600, 910

 

Fevereiro de 2020 – dias 04, 06, 11, 13 e 18, das 18:30h às 21:30h

 

 

Setúbal

 

 

 

Escola sede do Agrupamento de Escolas Luísa Todi

 

Carla Cardoso

 

 

6.     Ilustração | Qualidades comunicacionais e expressivas para a prática pedagógica – Curso 15hrs

 

Maio 2020 – dias 09 e 23, das 9.30h às 17.30h

 

 

Montijo

 

Escola Básica D. Pedro Varela

 

Marco Taylor

 

7.     A Criatividade | Técnicas de agilização do Pensamento Criativo – Curso 15hrs

 

Abril 2020 – dias 23, 30 e Maio dias 07, 14, 21, 28 das 17.45h às 20.15h

 

Oeiras

 

Agrupamento de Escolas Carnaxide

 

 

Carla Pereira

 

8.     Eu sou Movimento | Projeto Criativo – Curso 14hrs

 

 

Janeiro de 2020 – dias18 e 25 das 9.30h às 17.30h

 

Lisboa

 

“KarnArt”

(espaço em Belém)

 

Paula Pinto

 

9.     Materiais e Técnicas de Expressão Plásticas – Curso 25hrs

Grupos

240, 530, 600

 

 

 

 

 

 

 

Grupos

100,110

 

 

 

 

 

Grupos

240, 530, 600

 

 

 

 

Grupos

240, 530, 600

 

 

 

 

 

 

 

Grupos

240, 530, 600

 

Novembro 2019 – dias 09,16,23, das 9.00h às 17.30 e 30 das 9.00h às 13.00h

 

Condeixa

 

 

 

Montijo

 

Escola Básica nº2

Condeixa-a-Nova

 

 

Elisabete Brás

 

 

Carla Cardoso

 

Novembro 2019 – dias 05, 07, 12, 14, 19, 21, 26 e 28, das 18:30h às 21:30h

 

 

Escola Básica D. Pedro Varela

 

10.  Materiais e Técnicas de Expressão Plástica pré e 1ºciclo” – Curso 25hrs

 

Julho de 2020 – dias 06, 08, 09, 13 e 15 das 14:00h às 19:00h

 

 

Setúbal

 

 

 

Leiria – Carreira

 

Escola sede do Agrupamento de Escolas Luísa Todi

 

Carla Cardoso

 

 

 

Elisabete Brás

 

Março de 2020 – dias 07, 14, 21 das 9.00h às 17.30h e dia 28 das 9.00h às 13.00h

 

 

Agrupamento de escolas Rainha santa Isabel

 

11.  Materiais e Técnicas de Expressão Plástica | Objetos escultóricos – Curso 25hrs

 

 

Julho 2020 – dias 14,15,16 das 9.00h às 17.30h e 17 das 9.00h às 13.00h

 

 

Lisboa

 

 

 

Leiria – Vieira

 

Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda – Alcântara

 

Iva Neves

 

 

 

Elisabete Brás

 

 

Janeiro de 2020 – 11, 18, 25, das 9.00h às 17.30h e dia 1 de Fevereiro das 9.00h às 13.00 h

 

 

Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria

 

13. Ilustração Digital | As TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais e expressivas para as práticas pedagógicas – Curso 25hrs

 

 

Abril 2020 – dias 14, 16, 21, 23, 28, 30, e Maio 05, 07 das 18.30h às 21.30h

 

 

Setúbal

 

 

Escola Básica du Bocage

 

 

 

Paula Barroca

 

16. O Cinema de Animação vai à Escola – Curso 25hrs

Outubro – dia 26 das 9.00h às 17.30h

Novembro 02, 23, das 9.00h às 17.30h e

30 das 14.00h às 18.00h h

 

 

Vila Franca de Xira

 

Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos

 

Marco Taylor

 

26. Aprendizagens Baseadas em Projetos – Oficina 50hrs em B-learning

25 horas (8h sessões síncronas a distância + 9h sessões assíncronas + 8h sessões presenciais – encontro final) + 25 (trabalho autónomo)

 

Todos

Grupos

2º,3ºCEB e Sec.

 

(a definir entre as associações de professores organizadoras da oficina)

 

Organização interassociações com base na Plataforma Moodle da APPI

 

Carlos Gomes e outros

 

 

B. Região NORTE e Grande PORTO

Acão Formação

 

 

 

Mod.

 

 

Datas/Horários

 

 

 

Local

 

 

Formador

 

1.     O Diário Gráfico em contexto educativo – Curso 15hrs

Grupos 240, 530, 600

 

 

Outubro 2019 – dias 23, 30 e Novembro – dias 06, 13, 20, das 18.30h às 21.30h            Leça A E Eng. Fernando Pinto Oliveira                                       EB Leça da Palmeira Antónia Marques
 
 

10.  Materiais e Técnicas de Expressão Plástica pré e 1ºciclo – Curso 25hrs

 

 

Grupos

100,110

 

 

 

 

Grupos 240, 530, 600

 

 

 

 

 

Grupos 240, 530, 600

 

 

 

 

 

Grupos 240, 530, 600

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo 110, 100

 

 

 

 

 

Grupos 240, 530, 600

 

 

 

Outubro 2019 – dias 15, 24, 29, 31 das 18.30h às 21.30h e dias 19 e 26 das 9.30h às 17.00h

 

Gondomar Agrupamento de Escolas S. Pedro da Cova Sónia Santos
 

11. Materiais e Técnicas de Expressão Plástica | Objetos escultóricos – Curso 25hrs

Março 2020 – dias 07, 14, 21, das 9.00h às 17.30h e dias 18 de abril das 9.00h às 13.00h h Sta. Maria da Feira EB1 Sta. Maria da Feira

(a confirmar)

 

Erika Rocha

 

 

13. Ilustração Digital | As TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais e expressivas para as práticas pedagógicas – Curso 25hrs

 

Maio 2020 – dias 09, 06, 23 das 9.00h às 17.30h e dia 30 das 9.00h às 13.00h

 

Gaia

 

EB 2.3 Canidelo

(a confirmar)

 

Sónia Guedes

 

15. Da Impressão ao Livro | Desenvolvimento de competências ao nível das Artes e Expressões – Curso 25hrs

 

Novembro 2019 – dias 27, Dezembro dia 04, Janeiro dias 08, 15 e Fevereiro dias 12, 19, das 18.00h às 20.30h

 

 

Porto

 

Agrupamento de Escolas Rio Tinto 3

 

Antónia Marques

 

16. Vamos contar histórias com os Brinquedos Óticos no Jardim de Infância e 1º CEB – Curso 25hrs

                                                               Fevereiro 2020 – dias 1, 8, 15, das 9.30h às   17.00h e dia 22 das 9.00h às 13.00h h             Gaia                                         Olival Social (Quinta do    Carvalho) – Olival / V. N.  

Erika Rocha

17. Técnica de impressão gráfica | Materiais e processos em sala de aula – Curso 25hrs    Janeiro 2020 – dias 11,18,25 das 9.30h às   17.00h e dia 30 das 18.30h às 21.30h Ovar Mónica Araújo
 
 

19. Arte e Educação: metodologias de observação da obra de arte – Oficina 30h (15h presenciais)

 

Grupos 110, 240

 

 

 

 

Grupos

100,110

 

 

 

 

 

Grupos 240, 530, 600

 

 

 

 

 

 

Grupos

100,110

 

Fevereiro 2020 – dias 04, 05, Março dias 03, 05, 31 e Abril dia 02 das 18.00h às 20.30h

 

 

 

Porto

 

Escola Sec. Garcia de Orta

 

Ana Silva

 

20. Expressões D’Arte – O Português e a Expressão Plástica II – Oficina 30h (15h presenciais)

 

 

 

Novembro 2019 – dias 04,11,24, Dezembro dia 02 e Janeiro dias 06, 13 das 17.45h às 20.15h

 

Gondomar

 

Escola Básica do Taralhão

 

Carla Dimitri e

Teresa Brasão

 

21. Educação Artística e Tecnológica no 2.º e 3.º CEB – Oficina 26hrs (13h presenciais)

 

Ação em parceria com a Faber Castel que disponibiliza uma diversidade de materiais de desenho e pintura para a formação)

 

 

Outubro 2019 – dias 19 das 10.00h às 17.00h e 26 das 9.30h às 17.30h

 

Janeiro 2020 – dias 11 das 10.00h às 17.00h e 25 das 9.30h às 17.30h

 

Março 2020 – dias 07 das 10.00h às 17.00h e 21 das 9.30h às 17.30h

 

 

Braga

Porto

 

Viseu

S. João Madeira

 

Porto

 

 

 

 

 

 

 

(A definir com a Faber Castell)

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Gomes

Marco Taylor

Caros Gomes

Marco Taylor

 

Marco Taylor

 

 

 

 

 

22. Expressão Plástica no Pré-Escolar e 1.º CEB

Oficina 26hrs (13h presenciais)

 

Ação em parceria com a Faber Castel que disponibiliza uma diversidade de materiais de desenho e pintura para a formação)

 

 

 

 

Outubro 2019 – dias 19 das 10.00h às 17.00h e 26 das 9.30h às 17.30h

 

Janeiro 2020 – dias 11 das 10.00h às 17.00h e 25 das 9.30h às 17.30h

 

Março 2020 – dias 07 das 10.00h às 17.00h e 21 das 9.30h às 17.30h

 

 

 

 

Braga

Porto

 

Viseu

S. João Madeira

 

Porto

 

 

 

 

 

 

 

(A definir com a Faber Castell)

 

 

 

 

 

 

Manuela Pina

Iva Nunes

Manuela Pina

Iva Neves

 

Manuela Pina

 

 

 

 

 

 

C. Região SUL e ILHAS

Acão Formação

 

 

 Mod.

 

 

Datas/Horários

 

 

 Local

 

 Formador

 

Aprendizagens Baseadas em Projetos | Educação Artística e Tecnológica – Workshop 6hrs

 

Grupos 110, 240, 530, 600

 

Novembro

 

Lagos

 

Escola Secundária Júlio Dantas

 

Carlos Gomes

 
 

10.  Materiais e Técnicas de Expressão Plástica pré e 1ºciclo – Curso 25hrs

 

Grupos

100,110

 

 

 

Grupos 240, 530, 600

 

 

Grupos

110, 240

 

 

 

Todos

Grupos

2ºCEB

 

 

 

 

 

 

Grupos

110, 240

 

 

Grupos 240, 530, 600

Outubro 2019 – dias 15, 24, 29, 31 das 18.30h às 21.30h e dias 19 e 26 das 9.30h às 17.00h Algarve

Cacela

EB 23 Infante D Fernando.

Vila Nova de Cacela

Elisabete Guerreiro
 

11. Materiais e Técnicas de Expressão Plástica – Curso 25hrs

Março 2020 – dias 07, 14, 21, das 9.00h às 17.30h e dias 18 de abril das 9.00h às 13.00h h Algarve

Lagos

Escola Secundária Júlio Dantas             Violante Romão
 

16. O Cinema de Animação vai à Escola – Curso 25hrs – Curso 25hrs

Abril 2020 – dias 14, 16, 21, 23, 28, 30, e Maio 05, 07 das 18.30h às 21.30h Algarve Faro Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira Carlos Gordinho
 

19.    Arte e Educação: Metodologias de Observação de Arte – Oficina 30hrs (15h presenciais)

 

Novembro 2019 – dias 05,12, 25, Dezembro dia 03 e Janeiro dias 07, 14 das 17.45h às 20.15h

 

Algarve Faro

 

Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira

 

Carlos Gordinho

 
 

Aprendizagens Baseadas em Projetos – Workshop 9hrs

 

Novembro

 

RAM

Funchal

 

 

E B 2.3 Sto. António

 

Carlos Gomes

 

Flexibilidade curricular e Projetos Interdisciplinares – Workshop 6hrs

 

Março

 

RAM

Funchal

 

E B 2.3 Sto. António

 

Adriana Xavier

Carmo Afonso

 

 

20.  Arte e Educação: Metodologias de Observação de Arte – Oficina 30hrs (15h presenciais)

 

Fevereiro 2020 – dias 04, 05, Março dias 03, 05, 31 e Abril dia 02 das 18.00h às 20.30h

 

RAM Funchal

 

E B 2.3 Sto. António

 

Carmo Afonso

 

13. Materiais e Técnicas de Expressão Plástica – Curso 25hrs

 

Janeiro 2020 – dias 07, 09, 14, 16, 27, 29 e

Fevereiro dias 04, 06, 11

das 17.30h às 20.30h

 

 

RAA

Ponta Delgada

 

 

EBI 2,3 de Ginetes Ponta Delgada

 

Fátima Costa

Filipa Alves