Plano de Formação do Centro de Formação APEVT

P L A N O    F O R M A Ç Ã O

Ano letivo 2020/2021

MISSÃO E OBJETIVOS

Do Plano de Atividades de Formação para o ano 2020/2021 constam, entre outros, os seguintes objetivos de intervenção.

  • Contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores, centrando a formação na escola e desenvolvendo-a em torno do aprofundamento dos conhecimentos científico pedagógicos e da reflexão sobre as próprias práticas.
  • Elaborar e disponibilizar modalidades de formação em contexto sala de aula, em resposta aos problemas identificados pelos professores nas suas práticas pedagógicas e formação.
  • Constituir redes de parceria com associações congéneres, associações de escolas e instituições de ensino superior, tendo em vista a diversidade e qualidade da oferta formativa.

Em conformidade com a execução do Plano do ano transato e dos seus objetivos, podemos fazer um balanço muito positivo evidenciado com o aumento substancial de horas de formação, que quadruplicou na globalidade da oferta, em diferentes modalidades e para os diversos ciclos de estudo, com incidência nas temáticas das Didáticas Especificas e da Flexibilidade Curricular, (vid. Gráfico).

Apesar da crise epidemiológica o número de formandos na totalidade das ações foi de cerca de seiscentos, distribuídos pelas diferentes modalidades de formação, vid. gráfico.

Foram estabelecidas parcerias e cedência de ações de formação acreditadas pela APEVT e a respetiva disponibilização de formadores, com o Departamento de Educação da Câmara Municipal de Oeiras, no âmbito do Projeto Mochila Leve e os Centros de Formação de Associações de Escolas – CFAEs de: Oeiras, Alenquer, Portimão e Monchique, Leiria, Arouca Vale de Cambra e Oliveira Azeméis, Lagos e Vale do Minho.

Também decorrente da crise pandémica a APEVT elaborou e divulgou no seu site “Apevt.pt” um considerável volume de recursos específicos e orientações para cada área/disciplina da escolaridade obrigatória, adaptados à situação de crise epidemiológica, com ligação direta e complementar ao site ”Apoio às Escolas” e no portal “Escola em Casa”.

Apesar das vicissitudes e do clima de insegurança propomos para o ano 2020/2021  prosseguir com as ações de formação que resultem do interesse pessoal dos associados e das necessidades emergentes das mudanças educativas do sistema, que estimulem o aperfeiçoamento das práticas e competências nos domínios de desempenho do ensino da expressão plástica, da educação visual, da educação tecnológica e das artes visuais.

Neste sentido a oferta será semestral privilegiando ações On-line e ações presenciais com trabalho autónomo em contexto, (oficinas. trabalho prático e experimental). O segundo semestre, entre março e julho, será programado de acordo com a situação pandémica e da extensão do período excecional de reconversão de cursos presenciais em sessões on-line, declarado pelo CCPFC.

 

AÇÕES DE FORMAÇÃO

Da oferta de formação do Plano Anual de Atividades do Centro de Formação, assinala-se as ações acreditadas pelo CCPFC e realizadas e desenvolvidas nas modalidades de Curso de formação e Oficinas de formação nas áreas e domínios:

A – Ciências da Especialidades, (A135, A126, A127);

B – Ensino da Educação e das Ciências da Educação, (B106 científico pedagógica);

C – Práticas Pedagógico Didáticas, (C106 didáticas especificas).

São oferta de formação para este ano as seguintes ações

1.EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA: Aprendizagens Baseadas em Projetos

Nº de horas acreditadas: 6 /13- Modalidade: Workshop, Ação Curta Duração

Destinado a: Professores dos Grupos 100, 110, 240, 530 e 600 (*)

Conteúdos:

– Autonomia e Flexibilidade Curricular, mudanças de paradigmas.

– Aprendizagens Essenciais, metodologias ativas e processos criativos.

– Organização e gestão do ensino aprendizagem, o trabalho interdisciplinar.

–  Promover práticas interdisciplinares, proporcionando situações de aprendizagens significativas.

2. A ILUSTRAÇÃO: a interação textual-icónica na narrativa visual Convertível em On-line

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação V. 23-10-2021 Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600

Conteúdos:

– Definição e contextualização histórica/prática da Ilustração.

– Géneros de ilustração, articulação texto/imagem.

3.A IMAGEM animada como forma de comunicação Convertível em On-line

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600

Conteúdos:

– Fornecer conhecimentos e técnicas variadas para o desenvolvimento de novas práticas de ensino, no âmbito da animação de imagens;

– Conhecer e utilizar software específico de manipulação e tratamento de imagem com vista à criação de recursos didáticos;

– Analisar criticamente narrativas visuais, tendo em conta as técnicas e tecnologias artísticas (banda desenhada, fotografia, multimédia).

4.O DIÁRIO GRÁFICO: ferramenta didática promotora de criatividade no ensino da Área Artística e Tecnológica Convertível em On-line

Nº de horas acreditadas: 25 – Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600

Conteúdos:

– Introdução ao desenho em caderno.

– Grupos ligados ao diário gráfico (UrbanSketchers).

– O diário gráfico no contexto educativo, técnicas (Experimentação).

– Os conteúdos programáticos e o diário gráfico.

5.A CRIATIVIDADE na Área Artística e Tecnológica: métodos e técnicas promotoras de pensamento criativo em ação Convertível em On-line

Nº de horas acreditadas: 25 – Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530, 600

Conteúdos:

– Conceito de Criatividade, evolução do conceito, perspetiva de “pequeno C” da Criatividade.

– A pertinência da Criatividade na sociedade Contemporânea.

– Técnicas e exercícios de agilização do pensamento criativo.

– Atividades criativas (artes visuais).

6.ILUSTRAÇÃO DIGITAL: as TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais e expressivas para as práticas pedagógicas Convertível em On-line

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação Destinatários: Professores do Grupo 240, 530 e 600

Conteúdos:

– Definição e funções da ilustração, enquanto arte, serviço e componente.

– A transição de técnicas tradicionais para técnicas digitais nos diferentes géneros de ilustração.

– Exploração prática em contexto educativo: experiências de aprendizagem.

– Exploração de softwares educativos.

7.EXPRESSÃO PLÁSTICA no Pré-Escolar e 1.º CEB Convertível em On-line

Nº de horas acreditadas: 26, (13 hrs autónomas), Modalidade: Oficina de Formação Destinado a: Professores dos grupos 100 e 110

Conteúdos:

– A importância das expressões plásticas nas orientações curriculares da Educação Pré-Escolar e nas Aprendizagens Essenciais e programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

– A expressão plástica, propriedades e características:

– Fantasia e inovação: (e.g. Edding funtastic, Prisme e Moon).

8.DESENVOLVIMENTO DE UM CURRICULO PARA O SÉC. XXI:  aprendizagens essenciais para a área e   disciplinas de Artes Visuais; Educação Visual e Tecnológica; Educação Visual Convertível em On-line

Nº de horas acreditadas: 50, (25 hrs autónomas), Modalidade: Oficina de Formação  Destinado a: Professores dos grupos 240, 600

Conteúdos:

– Gestão curricular e aprendizagens essenciais. Articulação entre as aprendizagens essenciais e os restantes documentos curriculares em vigor.

– Transdisciplinaridade e flexibilidade. Conceção e monitorização de projetos curriculares de turma, num trabalho de natureza colaborativa.

– Processo de ensino e de aprendizagem. Identificação de ações dos professores e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação.

– Metodologias ativas. Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em contextos de aprendizagem diversificados.

9.ARTE e EDUCAÇÃO: metodologias de observação da obra de arte Convertível em On-line

Nº de horas acreditadas: 30, Modalidade: Oficina de Formação Destinado a: Professores dos Grupos 110 e 240

Conteúdos:

– Análise da obra de arte segundo alguns autores. Construção de recursos pedagógicos tendo por base o processo de apreciação e produção.

– Reflexão sobre a aprendizagem artística que suscita uma abordagem interdisciplinar. Visita ao museu, (físico ou virtual). Construção de recursos pedagógicos.

– Releitura das obras de arte: Expressão, comunicação e representação visual. Experiências de exploração e manipulação de técnicas e materiais.

– Gestão da operacionalização do projeto a concretizar em contexto de sala de aula.

10.O CINEMA de ANIMAÇÃO vai à escola Convertível em On-line

Nº de horas acreditadas: 25, Modalidade: Curso de Formação Destinatários: Professores do Grupo 240, 530 e 600

Conteúdo:

–     Introdução aos princípios básicos da imagem em movimento. Exercícios de animação em desenho, seguida da seleção de fragmentos para a sua animação.     Quadros e ciclos em movimento aparelho ótico.

–     Realização de um projeto de animação realização de storyboards. Seleção de técnicas explorando a animação em recorte, em pintura e técnicas em volume. Filmagem de todos os planos e sequências planificados. – Projeto de aplicação didático-pedagógica

11.EU SOU MOVIMENTO:  Projeto Criativo

Nº de horas acreditadas: 14, Modalidade: Curso de Formação

Destinado a: Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º CEB e Professores de Educação Especial

Conteúdos:

– Componentes principais do movimento: espaço, corpo, dinâmicas e relações.

– Processo criativo: estímulo, contexto e colaboração, diferentes técnicas e estratégias de composição coreográfica.

– Planificação e simulação de um projeto.

Invenção / interpretação, composição e apreciação, de traçados coreográficos e de composições coreográficas.

12.EXPRESSÃO PLÁSTICA no Pré-Escolar e 1.º CEB – OFICINA 26H – 13h presenciais

Nº de horas acreditadas: 26, (13 hrs autónomas), Modalidade: Oficina de Formação Destinado a: Professores dos grupos 100 e 110

Conteúdos:

–    A importância das expressões plásticas nas orientações curriculares da Educação Pré-Escolar e nas Aprendizagens Essenciais e programas

–    A expressão plástica-visual, propriedades e características:

–    Exercícios de monotipia/simetria. Técnicas de impressão com folhas, flores, legumes, redes, etc… Prima magic, gel Glitter e Tacticolor 3D. Exercícios de aplicação em papel, tecidos ou tela. Fantasia e inovação: (e.g. Edding funtastic, Prisme e Moon). Manipulação deste material inovador e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc…  Trabalho em contexto de  sala de aula

13.EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA no 2.º e 3.º CEB – OFICINA 26hrs – 13h presenciais

Nº de horas acreditadas: 26, (13 hrs autónomas), Modalidade: Oficina de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600

Conteúdos:

–    A importância educação artística e tecnológica nas orientações curriculares e nas Aprendizagens Essenciais e programas do 2.º e 3.º  Ciclo do Ensino Básico.

–    A expressão plástica-visual, propriedades e características:

–    Exercícios de monotipia/simetria. Técnicas de impressão com folhas, flores, legumes, redes, etc… Prima magic, gel Glitter e Tacticolor 3D. Exercícios de aplicação em papel, tecidos ou tela. Fantasia e inovação: (e.g. Edding funtastic, Prisme e Moon). Manipulação deste material inovador e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc…

–   Trabalho em contexto de  sala de aula

14.EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA: práticas Indutoras de Sucesso – OFICINA 26hrs – 13h presenciais – RAM e RAA

Podem ser realizadas ainda outras ações, mesmo que sujeitas a acreditação, que decorram de resposta a necessidades ou oportunidades suscitadas ao longo da implementação do Plano, ou ainda pela solicitação de professores e/ou escolas.

Modalidades de formação e preço de frequência das ações

  • Ações de curta duração 3/12hrs – WORKSHOPS

Frequência gratuita com certificado: – Associado 5€; Não associado 10€; Professor do agrupamento onde se realiza a ação 7€.

  • Cursos de Formação 15hrs – CURSO

Frequência com certificado: – Associado 25€; Não associado 45€; Professor do agrupamento onde se realiza a ação 35€.

  • Cursos de formação 25hrs – CURSO

Frequência com certificado: – Associado 35€; Não associado 65€; Professor do agrupamento onde se realiza a ação 45€.

  • Oficina de formação 30hrs ou 50hrs – OFICINA

Frequência com certificado: – Associado 35€ ou 45€; Não associado 65€ ou 85€; Professor do agrupamento onde se realiza a ação 45€ ou 55€

 

SEGUE-SE OFERTA 1º E 2º SEMESTRE

OFERTA DA FORMAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DO ANO LETIVO 2020/2021

QUADRO SÍNTESE I

 

QUADRO SÍNTESE II

CF-APEVT, Setembro 2020

 

OFERTA DA FORMAÇÃO PARA O 2º SEMESTRE DO ANO LETIVO 2020/2021

QUADRO SINTESE

 

CF-APEVT 2021

 

 Acão Formação ON-LINE

2º Semestre

 

 

  

Conteúdo

 

 

            Datas/Horários

 

 

 

Formador

 

 

1.       “O DIÁRIO GRÁFICO: ferramenta didática promotora de criatividade no ensino da Área Artística e Tecnológica” – 25H   acreditadas

 

Registo: CCPFC/ACC-109035/20

Modalidade: Curso de Formação

Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600

 

 

– Abordagem a diferentes autores

– Urban Sketchers

– Materiais necessários

– Conteúdos programáticos – Aprendizagens Essenciais;

– Construção de diário gráfico indutores de diferente abordagem didática;

– Personalização do diário gráfico;

– Visitas de estudo / trabalho de campo (desenho no exterior)

– Experimentação de técnicas e materiais de expressão:

 

4, 11, 18, 25 de Fevereiro e

11 de Março

5ª feira,  18:30/21:30hrs

 

 

Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H  (15H)

Assíncronas:   3H, 3H, 4H         (10H)

 

 

 

 

 

 

Carla Cardoso

 

2.       ILUSTRAÇÃO DIGITAL: as TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais e expressivas para as práticas pedagógicas” – 25H acreditadas

 

Registo: CCPFC/ACC-107908/20

Modalidade: Curso de Formação,

Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600

 

 

 

– Definição e funções da ilustração, enquanto arte, serviço e componente.

– A transição de técnicas tradicionais para técnicas digitais nos diferentes géneros de ilustração.

– Exploração prática em contexto educativo: experiências de aprendizagem.

– Exploração de softwares educativos (Adobe Photoshop).

 

6 , 10, 20 de Fevereiro e

6 de Março

Sábados, 9:30/13:30hrs e

(4ª feira,18:30/20:30hrs)

 

 

Síncronas: 4H, 2H, 4H, 4h,        (14H)

Assíncronas:   3H, 2H, 3H, 3H   (11H)

 

 

 

 

Sónia Guedes

 

 

3.       “A ILUSTRAÇÃO: a interação textual-icónica na narrativa visual – 25H acreditadas

 

Registo: CCPFC/ACC-109025/20, Nº de horas: 25

Modalidade: Curso de Formação

Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600

 

 

– Definição e contextualização histórica/prática da Ilustração.

– Géneros de ilustração, articulação texto/imagem.

– Análise do trabalho de alguns ilustradores

– O caso do livro-imagem;

– A criação de narrativas visuais sem texto

– A articulação texto/imagem;

– Expressão gráfica relação a palavra com a imagem;

– Produção gráfica (digital, serigráfica, pop-up, colagem, entre outras).

 

20 de Fevereiro,

6, 20 de Março e

10 de Abril

Sábados, 9:00/13:00hrs

 

Síncronas: 4H, 4H, 4H, 3H   (15H)

Assíncronas:   3H, 3H, 4H    (10H)

 

 

 

 

Marco Taylor

 

 

 

4.       “DA IMPRESSÃO AO LIVRO DO ARTÍSTA: desenvolvimento de competências ao nível das artes e expressões” – 25H  acreditadas

 

Registo: CCPFC/ACC-101348/18

Modalidade: Curso de Formação

Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600

 

 

 

– Introdução O Livro do Artista

– Ilustração  Perspetiva histórica; Mostra de diversos livros;

– Registos gráficos diversos; Símbolos e narrativas; Relação texto-imagem; A noção da síntese;

– Estilos próprios de expressão; Planificação (storyboard); Experimentação de técnicas e conceitos; Espaços vazios – texto\imagem;

– Realização de uma prancha de ilustração.

– Mostra diversas técnicas: Gravura , pop-up, encadernação, cianotipia.

 

 

 

1, 3,  8, 10, 15, 22 de Março

2.º e 4.ª feiras, 18:30 /21:00hrs

 

Síncronas: 2.5H, 2.5H, 2.5H, 2.5H,  2.5H,  2.5(15H)

Assíncronas: : 2.5H, 2.5H, 2.5H, 2.5H  (10H)

 

 

 

 

 

Manuela Bigote

 

5.       “TÉCNICAS DE IMPRESSÃO GRÁFICA | materiais e processos em contexto de sala de aula”- 25H acreditadas

 

Registo: CCPFC/ACC-105730/19,

Modalidade: Curso de Formação,

Destinado a: Professores do grupo 240, 530 e 600

 

– Apresentação e contextualização de processos e técnicas gráficas em sala de aula, mostra de provas e matrizes

– Materiais e equipamento para produção das impressões, (matriz, suporte, tintagem e impressão).  Demonstração e Experimentação

– Carimbos, (linóleo, borracha e goma “eva”);

–  Stencil

-Serigrafia (quadro serigráfico “caseiro”, Ponta-Seca, processo de impressão em prensa “caseira”)

– Desenvolvimento de um projeto gráfico.

 

 

20, 27 de Março e

3, 10 de Abril

Sábados 9:00/13:00hrs

 

Síncronas: 4H, 4H, 4H, 3H  (15H)

Assíncronas: 3H, 3H, 4H         (10H)

 

 

 

 

Mónica Biscaia

 

6.       “ANIMAÇÃO em STOP MOTION” – 25H

 

Registo: CCPFC/ACC – (em acreditação)

Modalidade: Curso de Formação

Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600

 

– Noções básicas da linguagem de animação

– Construção de um flipbook

– Introdução à técnica de Stop Motion

– Aplicativos para realizar animações com a técnica de Stop Motion

– Como usar o aplicativo Studio Stop Motion no smartphone

– Desenvolvimento de exercícios de animação com diferentes materiais

– Criação de um projeto de animação: seleção do tema/história, storyboard, personagens, cenário e edição de imagem.

 

 

8,15,22,29 de Abril e

13 de Maio

5ª feira,  18:30/21:30hrs

 

Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H  (15H)

Assíncronas:   3H, 3H, 4H         (10H)

 

 

 

 

 

Carla Cardoso

 

7.       “A IMAGEM animada como forma de comunicação” – 25H  acreditadas

 

Registo: CCPFC/ACC-109033/20

Modalidade: Curso de Formação

Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600

 

– Introdução aos princípios básicos da imagem em movimento. As técnicas de cinema de animação, os softwares e restantes materiais necessários

– As técnicas: rotoscopia, pixilação, animação com areia, recortes, plasticina.;

– Programas de captura e de edição áudio e vídeo; tipos de ficheiros; problemas e soluções;

– Tripés, trucas, câmaras de vídeo, iluminação, etc.

– Realização de um filme de animação, com utilização de softwares gratuitos – Realização de storyboards; construção de todos os elementos necessários; filmagem de todos os planos e sequências planificados, montagem do vídeo

 

 

8,15, 22, 29 de Abril

13 de Maio

Quinta-feira, 18:30/21:30hrs

 

 

Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H  (15H)

Assíncronas:   3H, 3H, 4H         (10H)

 

 

 

 

 

João Católico

 

8.       “O DESENHO DA CRIANÇA” – 25H acreditadas

 

Registo: CCPFC/ACC-106788/19

Modalidade: Curso de Formação

Destinado a: professores dos grupos 110 e 240

 

– Orientações Curriculares. Aspetos pedagógicos e metodológicos

– As tendências da ação pedagógica nas áreas artísticas

– Etapas de evolução do desenho na criança

–  Expressão, comunicação e representação visual: (8 horas)

– Realização de exercícios de desenho e exploração

– Ilustração bidimensional utilizando uma diversidade de efeitos plásticos.

– Analise da importância do desenho livre e dos diferentes tipos de desenho

– Desenvolvimento de um projeto

 

8 abril (5ªf -18h/20h)

13 abril (3ªf -18h/21h)

24 abril (sáb.-9h/13h)

4 maio (3ªf -18h/20h)

22 maio (sáb. -9h/13h)

 

Síncronas:  (2+3+4+2+4=15h)                (15H)

Assíncronas: 2.5H, 2.5H, 2.5H, 2.5H      (10H)

 

 

 

 

Lúcia Lopes

 

9.       “O LIVRO COMO OBJETO DE ARTE”- 25H

       acreditadas

 

Registo: CCPFC/ACC-109028/20

Modalidade: Curso de Formação,

Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600

 

– A construção de um livro em contexto escolar.

– Perspetiva histórica. O livro de artista. Anatomia de um livro.

– Análise das várias tipologias de livros: pop-up, álbum ilustrado, livro sem palavras/livro-imagem, perfurados, com abas, etc.

– A importância da narrativa: ficção, não ficção, poesia, fábula, informativos, foto livro, entre outros.

– A ilustração, estilos e a relação entre o texto e a imagem.

– Métodos de reprodução: fotocópia, digital, offset e rizografia.

– Da ideia à impressão e à encadernação e os acabamentos.

 

 

10, 17, 24 de Abril 2021 e

8 de Maio

Sábados. 9:00/13:00hrs

 

Síncronas: 4H, 3H, 4H, 4H  (15H)

Assíncronas: 3H, 3H, 4H     (10H)

 

 

 

 

Elisabete Brás

 

10.    “VAMOS CONTAR HISTÓRIAS com os brinquedos óticos no jardim de infância e 1º CEB” – 25H acreditadas

 

Registo: CCPFC/ACC-106129/19,

Modalidade: Curso de Formação,

Destinado a: Professores do Pré e grupo 100 e 110

 

 

 

– Introdução à ação de formação

– Os princípios de animação de imagens                                                   (surgimento e evolução histórica dos brinquedos óticos, o thraumatrope como brinquedo ótico que demonstra este princípio)

– Brinquedos óticos e perceção do movimento

– O movimento contínuo e aplicação aos brinquedos óticos

– Projetos de animação

 

 

 

17, 24 de Abril e

8, 15 de Maio 

Sábados, 9:00/13:00hrs

 

Síncronas: 4H, 4H, 4H, 3H  (15H)

Assíncronas: 3H, 3H, 4H     (10H)

 

 

 

 

Erika Rocha

 

 

11.    “A CRIATIVIDADE na Área Artística e Tecnológica: métodos e técnicas promotoras de pensamento criativo em ação” – 25H acreditadas

 

Registo: CCPFC/ACC-109034/20,

Modalidade: Curso de Formação

Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600

 

 

– Conceito de Criatividade: Breve evolução do conceito;

– Perspetiva de “pequeno C” da Criatividade.

– A pertinência da Criatividade na sociedade Contemporânea:

Características e necessidades da sociedade atual, as 4Cs;

Interseções entre Criatividade e Educação;

– Desenvolvimento das capacidades criativas nas crianças e jovens. Bloqueio e potencialidades;

– O papel dos professores neste processo. Análise sistémica da criatividade.

–  Estratégias de agilização do pensamento criativo:

 

 

22 e 29 de Abril e

6 e 13 de Maio

Quinta-feira, 18:00/20:30hrs

22 de Maio

(Presencial sábado, 9:00/13:00hrs)

 

Síncronas:  2.5H, 2.5H, 2.5H, 2.5H,  (11H)

Presencial:  4H                                   (04H)

Assíncronas: 2.5H, 2.5H, 2.5H, 2.5H, (10H)

 

 

 

 

 

Carla Pereira

 

12.    EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: estratégias de aprendizagem com recurso às TIC”- 25H

 

Registo: CCPFC/ACC – (em acreditação)

Modalidade: Curso de Formação

Destinado a: professores dos grupos  530, 240

 

– Potencialidades das TIC no processo de ensino aprendizagem em ET.

– Metodologias de integração das TIC e estratégias de utilização e exploração numa perspetiva de reorganização e gestão de sala de aula.

– Recurso a ferramentas web 2.0 (“Padlet”; Popplet, Plickers, “Tricider”, “QR Code Generator”).

– Produção e utilização de recursos e ferramentas digitais para o ensino e aprendizagem em ET.

 

7, 14, 21, 28 de Abril e

12 de Maio

Quarta-feira, 18:30/21:30hrs

 

Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H  (15H)

Assíncronas:   3H, 3H, 4H         (10H)

 

 

 

 

Paula Barroca

 

 

13.   “MATERIAIS E TÉCNICAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA” – 25H acreditadas

 

Registo: CCPFC/ACC-107210/20,

Modalidade: Curso de Formação,

Destinado a:  professores dos grupos 240, 600, 530

 

 

– Orientações curriculares e metodológicas.

 

– Expressão, comunicação e representação visual, realização de exercícios de desenho e exploração plástica, conformação de materiais, aspetos estruturais e comunicacionais.

 

– Desenvolvimento de trabalho colaborativo, abordagens de aprendizagens ativas e aspetos psicopedagógicos no desenvolvimento gráfico das crianças e jovens.

 

– Conceitos e etapas no desenvolvimento de um projeto.

 

Abril – 10, 17, 24

Sábado 9.00 /12.30hrs -14.00 /17.30hrs

8 de Maio

Sábado 9.00 /12.30hrs

 

 

PRESENCIAL

Escola Básica  2º e 3º Ciclo Dr. Horácio Bento Gonçalves. Funchal

 

 

 

 

Mónica Franco

e

Sandra Fernandes

 

14.    “EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA no 2.º,3.º CEB” – 26H acreditadas

 

Registo:  CCPFC/ACC-104708/19

Nº de horas acreditadas: 26hrs (13hrs autónomas)

Modalidade: Oficina de Formação

Destinatários. Professores dos  grupos 240, 600 e 530

 

 

 

– Análise das orientações curriculares.

– Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de escrita, desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, giz, grafite e corantes), presentes nos lápis e aguarelas.

– Exercícios de aplicação em diferentes suportes.

– Exercícios de monotipia / simetria. Técnicas de impressão e raspagem tinta-da-china.

– Proposta de trabalho em contexto de sala de aula

 

 

 

10 de Abril

Sáb.12.00/17.00hrs (5H)

24 de Abril

Sáb.10.00/18.00hrs (8H)

 

PRESENCIAL

Escola Básica Água de Pau

Ponta Delgada

A primeira sessão desta ação realiza-se no 1º Encontro de Educação

Artística e Tecnológica

 

 

 

 

 

 

Fátima Lopes

e

Filipa Alves

 

Parceria CF-APEVT – FABER CASTELL 2021

 

Acão Formação PRESENCIAL

2º Semestre

 

 

 

Conteúdo

 

 

 

 

   Local               

 

 

 

Datas/Horários

 

 

 

Formador

 

 

15.    Expressão Plástica no Pré-Escolar e 1.º CEB – 26H acreditadas

 

Registo:  CCPFC/ACC-104709/19

 

Nº de horas acreditadas: 26hrs (13hrs autónomas)

Modalidade: Oficina de Formação

Destinatários. Professores dos  grupos 100, 110

 

 

– Análise das orientações curriculares.

– Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de escrita, desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, giz, grafite e corantes), presentes nos lápis e aguarelas. Exercícios de aplicação em diferentes suportes.

– Exercícios de monotipia / simetria. Técnicas de impressão.  Exercícios raspagem tinta-da-china, etc.

– Proposta de trabalho em contexto de sala de aula.

 

 

 

 

LISBOA,

EB Francisco de Arruda, Alcântara

 

e

 

PORTO, Sede APEVT, Gondomar

 

 

 

 

 

 

 

 

13 de Março

Sábado

10.00/17.00hrs (6H)

 

17 de Abril

Sábado

10.00/18.00hrs (7H)

 

 

 

 

Turmas mistas de 1º 2º 3º CEB

23 formandos

 

 

 

 

 

Iva Neves e Carlos Gomes

 

 

 

 

 

M.ª Manuela Bigote e Sónia Santos

 

16.    Educação Artística e Tecnológica no 2.º, 3.º CEB – 26H acreditadas

 

Registo:  CCPFC/ACC-104708/19

 

Nº de horas acreditadas: 26hrs (13hrs autónomas)

Modalidade: Oficina de Formação

Destinatários. Professores dos  grupos 240, 600 e 530

 

 

– Análise das orientações curriculares.

– Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de escrita, desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, giz, grafite e corantes), presentes nos lápis e aguarelas. Exercícios de aplicação em diferentes suportes.

– Exercícios de monotipia / simetria. Técnicas de impressão e raspagem tinta-da-china. Manipulação deste material inovador e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc…

– Proposta de trabalho em contexto de sala de aula.

 

 

17.    Educação Artística e Tecnológica: práticas Indutoras de Sucesso – 26H acreditadas

 

Registo: Plataforma Agir RAM

Nº de horas acreditadas: 26hrs (13hrs autónomas)

Modalidade: Oficina de Formação

Destinatários. Professores dos  grupos 240, 600 e 530

 

 

– Análise das orientações curriculares.

– Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de escrita, desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, giz, grafite e corantes), presentes nos lápis e aguarelas.

– Exercícios de aplicação em diferentes suportes.

– Exercícios de monotipia / simetria. Técnicas de impressão e raspagem tinta-da-china.

– Proposta de trabalho em contexto de sala de aula

 

 

 

RAM

FUNCHAL

 

 

 

14, 23 de Janeiro

9.00 /14.00hrs (5+5H)

e

17 de Abril

9.30 /12.30hrs  (3H)

 

 

 

 

Adriana Fernandes

e Carmo Afonso

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Mochila Leve

 

Acão Formação PRESENCIAL (2)

2º Semestre

 

 

 

Conteúdo

 

 

 

 

 

 

 

Datas/Horários

 

 

 

Formador

 

 

1.      Materiais e Técnicas de Expressão PlásticaMTEP

 

Registo nº CCPFC/ACC-107210/20

Nº de horas acreditadas: 25hrs

Modalidade: Curso de Formação

 

 

 

– Orientações curriculares e metodológicas.

– Expressão, comunicação e representação visual, realização de exercícios de desenho e exploração plástica, conformação de materiais, aspetos estruturais e comunicacionais.

– Desenvolvimento de trabalho colaborativo, abordagens de aprendizagens ativas e aspetos psicopedagógicos no desenvolvimento gráfico das crianças e jovens.

– Conceitos e etapas no desenvolvimento de um projeto.

 

 

 

 

 

 

Concelho Oeiras

Escola a  designar

 

 

 

3, 10,17 de Março e

7, 14  de Abril

Terça, 17.30/20.30hrs

15hrs

 

Sessões presenciais

3+3+3+3+3Hrs  (15H)

Sessões assíncronas  (10H)

 

 

 

 

 

 

Iva Neves

e

Carlos Gomes

 

 

2.      Expressões D’Arte | O Português e a Expressão Plástica 

 

  Registo: CCPFC/ENT-AP-93289/17

Nº de horas acreditadas: 30hrs, (15 hrs autónomas)

Modalidade: Oficina de Formação

 

 

– Reflexão sobre as práticas de Expressão Plástica tendo em conta os documentos legais.

– Levantamento de relações entre o Português e a Expressão Plástica.

– Leitura de um texto e estratégias de compreensão leitura.

– Construção de recursos pedagógicos de exploração plástica para a ilustração do texto e de reprodução de imagens em movimento.

– Apoio na seleção dos projetos a concretizar em contexto de sala de aula.

 

 

 

 

Concelho Oeiras

Escola a  designar

 

 

25  de  Fevereiro

4, 11,18 de Março e 15  Abril

Quinta, 17.30/20.30hrs

 

Sessões presenciais 3+3+3+3+3Hrs  (15H)

trabalho autónomo (15hrs)

 

 

 

Rita Alves

e

Carlos Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceria CF-APEVT – sentidosilimitados

Acão Formação PRESENCIAL (3)

2º Semestre

 

 

Conteúdo

 

 

Local

 

 

Datas/Horários

 

 

Formador

 

18.  EU SOU MOVIMENTO: projeto criativo de dança e artes plásticas – 14H acreditadas

 

Registo: CCPFC/ACC-100328/18,

Modalidade: Curso de Formação

Destinado a: Educadores de Infância, Professores dos grupos 100,110 e 910

 

 

 

– Componentes principais do movimento: espaço, corpo, dinâmicas e relações.

– Processo criativo: estímulo, contexto e colaboração, diferentes técnicas e estratégias de composição coreográfica.

– Planificação e simulação de um projeto.

– Invenção / interpretação, composição e apreciação, de traçados coreográficos e de composições coreográficas.

 

 

 

 

 

E.B. 2,3 Francisco de Arruda

 

 

Maio 2021

(fim de semana a designar)

 

PRESENCIAL

Sábado  7hrs e Domingo 7hrs

 

 

 

Ângelo

e

Paula Pinto

 

 

© APEVT Dezembro 2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

            

Ações Formação  2021

 Informações e inscrição em

             apevt.pt

 

4.“DA IMPRESSÃO AO LIVRO DO ARTÍSTA: desenvolvimento de competências ao nível das artes e expressões”

– 25H  acreditadas na dimensão científico pedagógica

– ON-LINE Março

 

8.“O DESENHO DA CRIANÇA”

– 25H acreditadas na dimensão científico pedagógica

– ON-LINE Abril

 

12.EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA:

estratégias de aprendizagem

com recurso às TIC

– 25H – acreditadas na

dimensão científico pedagógica

– ON-LINE Abril

 

16.”EDUCAÇÃO

ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA no 2.º, 3.º CEB

– 26H acreditadas na

dimensão científico pedagógicas

– PRESENCIAL. Março

– PORTO e LISBOA

 

1.“O DIÁRIO GRÁFICO:

ferramenta didática promotora de criatividade no ensino da Área Artística e Tecnológica”

– 25H acreditadas  na dimensão científico pedagógica

– ON-LINE Fevereiro

 

5.“TÉCNICAS DE IMPRESSÃO GRÁFICA: materiais e processos em contexto de sala de aula”

– 25H acreditadas na dimensão científico pedagógica

– ON-LINE Março

 

9.“O LIVRO COMO

OBJETO DE ARTE”

– 25H  acreditadas na

dimensão científico pedagógica

– ON-LINE Abril

 

13.“MATERIAIS E TÉCNICAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA”

– 25H acreditadas na

dimensão científico pedagógica

–  PRESENCIAL.  Abril

– R A MADEIRA

 

17.”EDUCAÇÃO

ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA: Práticas

Indutoras de Sucesso”

– 26H acreditadas

– PRESENCIAL.  Janeiro

– R A MADEIRA