Concurso de Projetos Criativos


Concurso de Projetos Criativos  “Minha Terra +Sustentável”

REGULAMENTO

 

Objeto e apresentação do concurso

 

A Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica – APEVT promove para o ano letivo 2018/2019 o Concurso de Projetos Criativos, Minha Terra +Sustentável”, tendo em vista o desenvolvimento de propostas na área artística e tecnológica, em torno da promoção do pensamento crítico, da criatividade, da originalidade, da inovação e da importância do desenvolvimento sustentável junto das gerações mais jovens e a consciencialização de comportamentos, em linha como estabelecido pela Agenda 2030 das Nações Unidas e os respetivos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O concurso tem como objetivo principal realçar fenómenos culturais de sustentabilidade de cada região (rural ou urbana), mas também, o desenvolvimento de projetos que fomentem a mudança de hábitos na preservação do meio ambiente.

Pretende-se que os trabalhos sejam obras e artefactos que utilizem linguagens específicas, meios e processos adequados à ideia e intenção expressa, de acordo com as orientações curriculares das áreas e das disciplinas envolvidas.

Destacam-se as seguintes finalidades:

–    Ampliar a consciência de que a Educação Ambiental tem um papel preponderante no desenvolvimento global dos cidadãos;

–  Promover experiências no âmbito da sustentabilidade ambiental incentivando à participação social;

–    Estimular para a importância de processos criativos, através da apropriação, construção e produção de competências, valorizando o trabalho colaborativo, privilegiando o princípio do aprender fazendo e  mobilizando os saberes de todos os envolvidos;

–    Desenvolver processos de promoção de criatividade, mobilizando as várias etapas do processo artístico  (pesquisa, investigação, experimentação e reflexão),  assim como, processos e recursos tecnológicos que mobilizem a resolução de problemas (conceção, transformação, produção e avaliação) na realização de produções artísticas e tecnológicas.

–    Proporcionar o intercâmbio de atividades nas áreas e disciplinas destinatárias e a troca de experiências entre alunos, professores e escolas do ensino básico, estimuladas pela organização de atividades de apoio pedagógico-didático, postas à disposição pela APEVT.

Destinatários

O Concurso de Projetos Criativos destina-se, numa primeira fase, a alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, orientados pelos professores de Expressão Plástica, Educação Visual e Educação Tecnológica.

 

Condições de participação

  1. Os trabalhos, têm de estar relacionados com a temática “Minha Terra + Sustentável” evidenciando aspetos da sua área geográfica de modo a responder à expressão “Minha Terra + Sustentável”;
  2. A participação no concurso concretiza-se através de inscrição utilizando para isso a ficha própria (em anexo), até 30 de outubro de 2018, a enviar para info@apevt.pt ;
  3. Cada escola participante deverá fazer a sua inscrição num dos seguintes escalões:

– 1º escalão: alunos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública ou privada.

– 2º escalão: alunos do 2º ciclo do ensino básico da rede pública ou privada.

– 3º escalão: alunos do 3º ciclo do ensino básico da rede pública ou privada.

  1. Cada professor participante poderá apresentar no máximo 6 trabalhos por cada escalão.
  2. Os trabalhos a concurso devem ser devidamente identificados com uma ficha técnica elaborado para esse fim (em anexo), colocados no verso de cada trabalho, no canto superior direito.
  3. Todos os trabalhos devem respeitar os limites estabelecidos para os seguintes formatos:

– Bidimensional concebido até ao tamanho (420mm/297mm = A3);

– Tridimensional, concebido até ao tamanho (420mm/297mm = A3) acrescido até 150 mm de comprimento a partir do suporte base.

  1. O material de suporte deverá ser o papel e seus derivados, utilizando todas as técnicas, mista ou acidentais com (grafite, lápis de cor, lápis aguareláveis, carvão, pastel de óleo, pastel seco, etc.) e técnicas de transformação de materiais, (cortar recortar, rasgar, dobrar, colar, furar, etc.). Os elementos a aplicar na realização dos trabalhos podem incluir diversos materiais, nomeadamente reutilizados, assim como operadores tecnológicos de transformação de energia, de transmissão do movimento nos mecanismos e organização de estruturas.
  2. Os trabalhos deverão ser entregues em mão própria ou enviados por correio, para as moradas de um dos quatro polos abaixo indicados, até ao dia 5 de abril de 2019, juntamente com a ficha de inscrição.

 

Critérios de premiação

Os critérios de referência do júri são os que se seguem:

a)      Respeitar o tema proposto;

b)      Indiciar elevada participação criativa e de integração de componentes de desenvolvimento da formação global do aluno;

c)      Inventar soluções para a resolução de problemas no processo de produção artística e tecnológica, adequando os meios materiais e técnicos à ideia e intenção expressas;

d)      Evidenciar a utilização expressiva dos materiais de desenho e pintura;

e)       Evidenciar a utilização de conceitos específicos da comunicação visual (luz, cor, espaço, forma, movimento, ritmo; proporção, desproporção, entre outros) ;

f)       Criar soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais tendo em atenção a sustentabilidade ambiental;

g)      Evidenciar a utilização adequada das principais técnicas de transformação dos materiais e na aplicação dos operadores tecnológicos utilizados

Júri

  1. A apreciação e classificação dos trabalhos apresentados, serão efetuados por um júri composto por representantes da APEVT, uma identidade local parceira da APEVT ligada ao ambiente e uma individualidade de reconhecido mérito na educação, nas artes e tecnologia.
  2. A premiação dos trabalhos a concurso faz-se pelo apuramento da maioria dos votos do júri, sendo que a cada representante do mesmo caberá um voto.
  3. Os premiados serão contactados pela APEVT.
  4. Não haverá recurso das decisões do júri.
  5. Os casos omissos, não contemplados no presente regulamento, serão solucionados pelo júri, o qual é soberano.
  6. A relação dos premiados será publicada na página eletrónica da associação.
  7. Todos os trabalhos premiados no âmbito do presente regulamento do concurso ficarão pertença da APEVT.
  8. Todos os trabalhos a concurso poderão vir a ser reproduzidos pela APEVT, para fins de promoção e divulgação, não podendo os concorrentes alegar, qualquer direito sobre os mesmos, nomeadamente os direitos de autor.
  9. Ao participar no concurso, os concorrentes aceitam todas as cláusulas do presente regulamento.

 

Prémios

Os prémios serão em número de nove atribuídos nos três escalões do 1º, 2º e 3º CEB da seguinte maneira:

– 1º lugar: Kit de materiais riscadores de desenho e pintura Faber Castel, Conjunto de aprendizagem Staedtler e Campo de Férias “The Inventors” 2019 (5 dias)

– 2º lugar: Kit de materiais riscadores de desenho e pintura Faber Castel, Conjunto de aprendizagem Staedtler e Campo de Férias “The Inventors” 2019 (3 dias)

– 3º lugar: Kit de materiais riscadores de desenho e pintura Faber Castel, Conjunto de aprendizagem Staedtler e Atelier “The Inventors” à escolha (RGB, Braço Biónico, Guitarra Elétrica).

A todos os alunos, professores e escolas participantes será entregue um Certificado de Participação criado para o efeito.

 

Calendário

O Concurso encontra-se aberto a partir de setembro de 2018 e encerra dia 5 abril de 2019, atendendo às seguintes fases:

 

Abertura do concurso

 

 

3 de Setembro 2018

 

Formalização da inscrição (envio ficha inscrição)

 

 

Até 30 de Outubro 2018

 

Entrega dos trabalhos (identificados) com ficha técnica

 

 

Até 5 de Abril de 2019

 

 

EXPOSIÇÕES dos trabalhos realizados no âmbito deste concurso, (em quatro polos: Porto, Lisboa, Funchal e Ponta Delgada constituídas no âmbito de Encontros Regionais)

 

 

4 de maio 2019 – Porto

11 de maio 2019 – P. Delgada

18 de maio 2019 – Funchal

25 maio 2019 – Lisboa

 

Apreciação e premiação dos trabalhos apresentados

 

 

De 25 maio a 4 junho de 2019

Atividades didáticas de apoio complementar ao Concurso

Com este concurso pretende-se proporcionar a troca de experiências entre alunos, escolas e professores do ensino básico e parcerias sociais/institucionais tendo por base a organização de atividades de apoio didático. Para tal, a APEVT disponibiliza os, seguintes recursos educativos:

Exposição Itinerante

Fotos motivacionais sobre a temática do concurso, adequadas aos diferentes ciclos de estudo, em suporte Roll-Up.

Mala Pedagógica

Materiais pedagógico-didáticos aplicáveis no desenvolvimento do Concurso e adequadas aos diferentes ciclos de estudo: tipo guiões metodológicos, apresentações multimédia sobre conteúdos estruturantes da área, Kits com materiais riscadores e operadores tecnológicos.

Workshop

Workshop para professores no âmbito de conceitos e metodologias, estruturados como ação de curta duração para efeitos de progressão na carreira docente, nas seguintes temáticas:

“Técnicas de Potenciação da Criatividade”;

“Materiais e Técnicas de Expressão Plástica”;

“Recursos didáticos para a educação tecnológica”;

“Transdisciplinaridade e Criatividade no 1º, 2º e 3º CEB”;

Assim, todas os professores participantes poderão requisitar, a partir de novembro de 2018, para a sede da APEVT, Telef. 225107244; Telem. 912355500, sujeitos a uma lista de espera, os materiais de apoio didático para o Concurso.

 

Polos de entrega dos trabalhos

Polo do Porto:

APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Morada: Conjunto Habitacional Monte Crasto – Sala 7

Rua Padre Augusto Maia s/n – S. Cosme, 4420-245 Gondomar

Membro de contato: Maria Manuela Bigote Pina – 968072444

Polo de Lisboa: APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Morada: Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Francisco de Arruda, calçada da Tapada, nº 152 – 1300-542 Lisboa

Membro de contato: Carlos Miguel Boazinha Charrua – 965739500

Polo do Funchal: APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Morada: Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, Estrada da liberdade, nº 1, – 9004-524 Funchal

Membro de contato: João Bartolomeu Gouveia Batista – 962615592

Polo de Ponta delgada: APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Morada: Escola Secundária Laranjeiras, 31-C – 9500-317 Ponta Delgada, Açores

Membro de contato: Sérgio Filipe Duarte da Silva – 910000548

 

Anexos:

 Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Concurso de Projetos Criativos | “Minha Terra +Sustentável”

                                                 Ficha de inscrição

1.Agrupamento/Escola: ___________________________________________________

 2. Ciclo de ensino:

– 1º escalão: alunos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública   ou privada  ____

– 2º escalão: alunos do 2º ciclo do ensino básico da rede pública   ou privada  ____

– 3º escalão: alunos do 3º ciclo do ensino básico da rede pública   ou privada  ____

 3. Área/Disciplina: ______________________________________________________

4. Número de trabalhos previstos a concurso: 

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

5. Professor(es): _____________________________________nº telm. ____________

_____________________________________nº telm. ____________

 

Concurso de Projetos Criativos | “Minha Terra +Sustentável”

Identificação do trabalho

Autor(S): (aluno / grupo de alunos/turma)

 

Titulo da obra:
Ficha técnica:

 

 

Agrupamento/Escola:

Ciclo de ensino:                Área/Disciplina:

Professor(a):