Apelo à Partilha no Domínio da Autonomia e Flexibilidade Curricular


São ainda desconhecidos, na sua grande maioria, os processos de operacionalização do projeto sobre Autonomia e Flexibilidade Curricular, com toda a autonomia pedagógica e organizacional que lhe está subjacente. Nós, na APEVT, acreditamos que a partilha de experiências dos docentes que estiverem envolvidos nas escolas-piloto poderá ser uma enorme mais valia para todos, na ótica de uma tomada de posição sobres os aspetos negativos e positivos, antes da generalização do projeto a todas as escolas. Partilhando as experiências que estão agora a começar no terreno gerará conhecimento útil para todos nós.Trabalhando isolados, teremos dúvidas. Em rede, poderemos optimizar e levar mais longe os projetos nascidos nesta iniciativa.

Também sentimos que esta operacionalização poderá prejudicar as áreas artísticas, cujo contributo é essencial para viabilizar e enriquecer o Currículo para o Século XXI. Nos grupos de trabalho nas escolas-piloto poderão ser, de boa fé, tomadas opções que resultem num enviesamento indesejável, favorecedor de apenas algumas dimensões da aprendizagem.

Deixamos aqui o apelo a todos os docentes representados pela APEVT, associados ou não: partilhem connosco as vossas experiências de implementação no terreno do projeto sobre Autonomia e Flexibilidade Curricular, quer as práticas proveitosas quer as prejudiciais. Para tal, contatem-nos por email através do endereço apevt@apevt.pt ou por mensagem na nossa página na rede social facebook.